segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Oposição quer mais Transparência na Gestão do Orçamento do Estado


Na volta do recesso parlamentar, o líder da oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) pedirá formalmente ao Governo do Estado a senha do E-Fisco, sistema que reúne todas as informações administrativas e financeiras de gestão estadual.

Hoje, na Alepe, apenas o presidente da Comissão de Finanças tem acesso à senha do E-Fisco, diferentemente do que já acontece na Câmara dos Deputados e no Senado, onde os líderes de oposição também possuem acesso às informações do exercício financeiro do Governo Federal, o que fortalece o trabalho de fiscalização.

Silvio Costa Filho destaca que é função do legislativo fiscalizar as ações do governo e acha imprescindível que a liderança tenha acesso a dados fundamentais da administração pública estadual, sobretudo os relacionados ao exercício financeiro.

O líder da oposição lembra que o governador do Estado, Paulo Câmara, tem origem no Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde atuou auditando contas públicas, e que por isso mesmo deve ter a compreensão da importância do acesso a estas informações, para o bom exercício da fiscalização. “A oposição de Pernambuco não pode abrir mão deste instrumento de transparência”, reforça Costa Filho.

PAULO CÂMARA REBATE SILVIO COSTA FILHO: Durante a visita institucional ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta segunda-feira (12), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), rebateu as cobranças do líder da oposição na Assembleia Legislativa, Silvio Costa Filho (PTB), que cobrou transparência do Governo do Estado porque os deputados não teriam acesso ao E-Fisco, sistema eletrônico que reúne as informações administrativas e financeiras do Executivo.

“Silvio Costa Filho foi secretário, ele sabe como funciona o E-Fisco. Eu não vejo o porquê dessa coisa. No Portal da Transparência tem todas as informações. É só ir lá e verificar”, respondeu Paulo Câmara. “Transparência não me mete medo, não. Pelo contrário”, rebateu, visivelmente irritado.


 “Qual é a informação que falta? Que ele quer? Que eu boto no Portal da Transparência. Eu não tenho dificuldade nenhuma de fazer isso”, cobrou o governador. “O que ele quiser de informação, eu boto no Portal da Transparência. Eu não quero é limitar senha a A, C ou D”, afirmou Paulo Câmara. “Ele diga o que ele precisa que a gente bota”, reiterou”. (Do Blog do Jamildo)