quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Feira da Sulanca de Caruaru em novo Endereço


A principal referência cultural e econômica de Caruaru terá um novo endereço. Ontem, o Conselho da Feira da Sulanca apresentou as principais características da Nova Sulanca, uma área de 60 hectares próxima à BR­104 que comportará quase 11 mil boxes para acomodar os feirantes. Se o cronograma andar rápido como a Prefeitura de Caruaru espera, as obras começarão ainda neste trimestre.

Clique na imagem para ampliar.
A nova estrutura vai funcionar em um terreno onde havia uma fazenda improdutiva, que foi desapropriada pela Prefeitura de Caruaru. O projeto, que é tocado por entidades comerciais em parceria com o poder público, pretende retirar as mais de oito mil bancas da Feira da Sulanca de dentro da Feira de Caruaru, que funciona no Centro da cidade. O investimento, que virá de um condomínio organizado pelos próprios feirantes ­ a exemplo do que ocorre com o Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe ­ poderá girar em torno dos R$ 600 milhões. Mas os responsáveis evitam falar em valores porque diversos detalhes do projeto que impactam o orçamento ainda estão em definição. Quando tudo estiver acertado, um consórcio de construtoras vai erguer o complexo, que ficará próximo ao Polo Comercial de Caruaru, empreendimento comercial que reúne lojistas na BR­104.

A Prefeitura de Caruaru estima que as obras sejam concluídas até outubro de 2016, quando se encerra o mandato do prefeito atual, José Queiroz. Já está pronta a Lei Municipal 5.445, que regula a concessão do uso da área. O terreno continuará sob propriedade pública, mas o feirante terá direitos sobre o espaço. "Já estamos discutindo o projeto há mais de um ano e os feirantes foram decisivos sobre como seria o formato ideal", diz o secretário de Gestão e Serviços Públicos, Paulo Catimbé. (Com Informações e Arte do Jornal do Commercio – Edição de 14/01/2015 – Por Emídia Felipe)