sábado, 31 de janeiro de 2015

Prefeitura atrasa pagamento do PMAQ a Servidores da Saúde em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns não vem efetuando, em dia, o repasse dos valores referentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) aos servidores da Saúde.  A informação foi repassada ao Blog do Carlos Eugênio pelo Agente de Controle de Endemias, Pierre Campos, que também integra a direção do Sindicato da Categoria em Nível Estadual.


Segundo o Servidor, a Secretaria de Saúde/Prefeitura está há quatro meses sem efetuar o pagamento do PMAQ. De acordo com informações do Agente de Endemias, o pagamento, cujo repasse dos valores é feito pelo Governo Federal, refere-se a uma espécie de acordo (definido em Lei) fixado junto aos profissionais que integram as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de que atuem com maior eficiência em suas funções, obtendo melhores resultados estatísticos de atendimentos na Atenção Básica, entre outras particularidades. O PMAQ deve ser pago aos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além da equipe do Programa Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), todas que integram a atenção básica do Município.

Em nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a Secretaria de Saúde confirma a informação e justifica que a causa do problema foi um “atraso inicial do Governo Federal”. A pasta, possivelmente através do Secretário Arlindo Ramalho, já que a Nota é assinada pela Assessoria de Imprensa, registrou que ontem, dia 30, foi realizado o pagamento do repasse referente ao mês de agosto de 2014 e que “há possibilidade de efetuar o pagamento, referente aos meses em atraso, nos meses de fevereiro ou março”.

Clique AQUI e confira a Nota de Esclarecimento, quanto aos repasses do PMAQ às UBS's.

CONFIRA A ENTREVISTA DO PREFEITO IZAÍAS RÉGIS A RESPEITO DESTE ASSUNTO. É SÓ CLICAR AQUI


BREJÃO PAGA O PMAQ – Já a prefeitura de Brejão informa ao Blog do Carlos Eugênio que efetuou nesta sexta-feira, dia 30, o pagamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Segundo o Governo Ronaldo Ferreira , o repasse foi realizado para os Agentes de Saúde, para as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), do Programa Saúde Bucal, além da equipe do Programa Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), todas as equipes beneficiadas fazem parte da atenção básica do Município.

Em Nota enviada ao Blog, a Prefeitura de Brejão registra: “o prefeito Ronaldo Ferreira em reunião com as secretarias de saúde, administração e finanças decidiu realizar os repasses correspondentes ao mês de janeiro de 2015 com o retroativo referente a janeiro de 2014, visando cumprir com responsabilidade e eficiência o acordo fixado com as equipes de atenção básica, os pagamentos continuarão sendo repassados com regularidade junto à folha de pagamento durante todos os meses de 2015. Os recursos serão investidos em ações de melhoria da qualidade da saúde, e na remuneração de incentivo para as equipes”, pontua trecho do material distribuído a Imprensa pelo Governo Municipal.



NOTA DE ESCLARECIMENTO – REPASSES DO PMAQ ÀS UBS'S

A Secretaria de Saúde de Garanhuns informa que, hoje (30), o pagamento de repasse do PMAQ, referente ao mês de agosto, foi pago às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O atraso de quatro meses de pagamento às UBS’s se deve, sobretudo, a um atraso inicial do Governo Federal.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, ainda, que há possibilidade de efetuar o pagamento, referente aos meses em atraso, nos meses de fevereiro ou março.

Assessoria de Imprensa.