segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CAMPANHA ELEITORAL: Izaías parte para o Contato com o Eleitor e Sivaldo deve iniciar movimentações no Sábado


A partir de amanhã, começa a Campanha Eleitoral dos candidatos a Prefeito e a Vereador que disputarão as eleições de outubro em todo o País.

Aqui em Garanhuns, a Coligação Construindo o Futuro, composta por 14 partidos (PTB, PSC, PRB, PSDC, PCdoB, PTdoB, PT, PSL, PMB, PHS, PTN, PP, PSDB e PTC) será a primeira a colocar a campanha na rua. A Frente de Partidos, que apresenta Izaías Régis (PTB) como candidato a Prefeito e Haroldo Vicente (PSC) a vice, parte para o contato corpo-a-corpo com o eleitor já nesta terça-feira, dia 16, a partir das 19h. A primeira ação de campanha acontece na comunidade da Liberdade.

Enquanto isso, o candidato Sivaldo Albino (PPS) só deverá colocar a campanha na rua no próximo sábado, dia 20. Albino disputará a eleição com o apoio dos partidos PPS, PSB, PSD, PR, PMDB e REDE; tem o judoca Carlos Tevano (PSB) na vice e trabalha para definir o local do Comitê da Campanha, o que deve acontecer ainda nesta semana.

Apesar de o Blog do Carlos Eugênio buscar contato, via telefone e Whatsapp, não conseguimos apurar as movimentações dos candidatos Paulo Camelo (PCB); Claudomira Andrade (DEM) e de Valter da Celpe, do PDT. Seguimos a disposição dos candidatos para publicar as suas movimentações de campanha.

A CAMPANHA - A Campanha deste ano apresentará mudanças significativas em relação às eleições passadas. A primeira grande modificação diz respeito à duração, uma vez que foi reduzida de 90 para 45 dias. 

As placas, faixas, cartazes e pinturas em muros, que transformavam a paisagem urbana no período eleitoral e que eram alvo de críticas por conta de uma suposta poluição visual e por dificultar a locomoção das pessoas, também estão proibidos. A Resolução Nº 23.457/2015, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral, estabelece que apenas adesivos ou papéis que atinjam o tamanho de 0,5 m serão permitidos. A legislação anterior permitia cartazes e placas de até 4 metros.

Entretanto, a maior mudança na legislação eleitoral em vigor diz respeito à veiculação de inserções no rádio. A propaganda eleitoral gratuita iniciará a partir do dia 26 de agosto e se encerrará em 29 de setembro. A legislação anterior oferecia um bloco diário, com duração de uma hora, veiculado de segunda a sábado, quando se intercalavam os dias de propaganda dos candidatos a Prefeitos com os dias dos postulantes ao cargo de Vereador. Atualmente, está extinta a propaganda para candidatos a Vereador, e os postulantes a Prefeituras dividirão com os concorrentes um bloco de 20 minutos diários, de segunda a sábado.