domingo, 6 de outubro de 2019

Garanhuns adere à Campanha de Vacinação contra o Sarampo


Tem início nessa segunda-feira, dia 7, aqui em Garanhuns, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A iniciativa será dividida em duas etapas, e busca garantir a vacinação da população que ainda não foi imunizada pela tríplice-viral — que também protege contra a rubéola e caxumba. A primeira etapa da campanha vai até o dia 25 de outubro, tendo como público-alvo crianças de seis meses a 5 anos. Já o dia D, quando haverá uma mobilização nacional, acontece no dia 19 de outubro. 

A segunda etapa será promovida de 18 a 30 de novembro, e tem como foco a população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram adquiridos recentemente 47,4 milhões de doses da vacina, número que representa a maior distribuição de tríplice viral feita pelo Brasil nos últimos dez anos.


As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município seguem abastecidas para vacinação das 8 às 16h na área urbana, e das 8 às 14h na área rural. “É importante destacar que a vacinação acontece de forma seletiva, apenas para o público-alvo da campanha. A população também deve estar munida da caderneta de vacinação, para que seja atualizada de acordo com a necessidade de imunização”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, Luciana Andrade. (Com informações de Aquiles Soares/SECOM/PMG)