quinta-feira, 29 de outubro de 2020

GARANHUNS: Confira os Protocolos para Visitação aos Cemitérios nesse Dia de Finados

A Prefeitura de Garanhuns definiu como será o funcionamento dos Cemitérios Públicos durante o Dia de Finados, que será vivenciado na próxima segunda-feira, dia 2. Os espaços estarão abertos para visitação na data, seguindo as recomendações e normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias competentes, como forma de prevenção ao contágio pela COVID-19. 

Os Cemitérios São Miguel, localizado no bairro Boa Vista; e São Cristóvão, no Jardim Petrópolis, estarão abertos nesse sábado, dia 31, e no domingo, dia 1º, das 7 às 17h; bem como durante o Dia de Finados, das 6 às 18h. A recomendação é para que a população realize as visitas no fim de semana que antecede o feriado. De acordo com comunicado da Diocese de Garanhuns, as tradicionais missas e celebrações que acontecem nos Cemitérios não serão realizadas neste ano. 

Será obrigatório o uso de máscara durante todo o período de visitação, devendo a população atentar para medidas de distanciamento dentro dos locais. Também fica recomendado às pessoas do grupo de risco (idosos com mais de 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças menores de 10 anos) evitem a visitação aos Cemitérios. Já os comerciantes de flores e velas, que ficarão na área externa dos espaços, deverão atentar para o distanciamento mínimo entre as bancas de comércio, além de disponibilizar álcool 70% para uso próprio e dos clientes.


A Vigilância Sanitária Municipal estará realizando o trabalho de inspeção, em caráter orientativo e fiscalizatório, com o intuito de garantir que as normas estabelecidas sejam cumpridas pelos comerciantes e visitantes, na área interna e externa dos cemitérios. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) estará com agentes de trânsito, realizando as interdições e controle de fluxo de veículos, além de um efetivo da Guarda Municipal atuando em rondas, na área interna dos Cemitérios.

TRÂNSITO INTERDITADO - De acordo com a AMSTT, nas imediações do Cemitério São Miguel, haverá interdição na rua Luiz Burgos com a rua Ismael Tinô Lima e Silva, nas proximidades da Churrascaria da Paz; na rua Luiz Burgos com a BR 424, próximo ao posto de combustíveis, e na rua Princesa Isabel com a rua Ismael Tinô Lima e Silva. Já no Cemitério São Cristóvão, o desvio será feito na rua Liberdade com a rua Voluntários da Pátria; na parte superior, a interdição será feita na rua Voluntários da Pátria com a avenida Euclides Dourado.  

As vias estarão fechadas a partir das 6h e seguem interditadas até às 18h. De acordo com a AMSTT, cerca de 30 Guardas Municipais estarão atuando durante o feriado, tanto no controle de tráfego, quanto nas áreas internas dos Cemitérios.