terça-feira, 6 de outubro de 2020

Orkut "voltou" e Agita a Internet

O nome da rede social "Orkut" chegou aos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na madrugada dessa terça-feira, dia 6, trazendo nostalgia aos antigos usuários. Filiada ao Google, a rede social esteve em funcionamento entre 2004 e 2014, tornando-se um sucesso no País. A influência é tanto que o fã e desenvolvedor de web Murilo Fagá recriou o site que, apesar de parecer visualmente com o antigo, contém algumas diferenças.

Logo ao acessar o www.orkut.br.com pela primeira vez, o internauta recebe o seguinte aviso: "O Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso a sua intenção seja acessar a antiga rede social liada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível. Infelizmente, o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014". Apesar disso, o projeto traz de volta o visual da plataforma e alguns de seus recursos: é possível deixar depoimentos para amigos e entrar em comunidades, por exemplo. Ainda, o perfil do usuário mostra o quão “confiável, legal e sexy” ele é, tal qual acontecia na rede dos anos 2000.

A plataforma também revive algumas das comunidades mais populares do Orkut. Clássicos como "Eu odeio acordar cedo", "Deus me disse: desce e arrasa" e "Eu amo a minha mãe" foram recriados na nova plataforma. O Orkut.br recuperou, ainda, a seção "Sorte do dia", que trazia "previsões" e frases de motivação diárias. Vale lembrar que para se cadastrar no Orkut.br, é preciso informar dados como nome e sobrenome, data de nascimento, e-mail, sexo e País onde mora. Após concluir o registro, o usuário pode agregar informações complementares e começar a adicionar amigos.