sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Ministério Público recomenda que Prefeitura intensifique Ações para Vacinar a População e conter o Surto de Sarampo

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emite mais uma recomendação para que se intensifique as campanhas de vacinação contra o sarampo em caráter de urgência. Desta vez a recomendação é para o Prefeito e o Secretário de Saúde do município de São João. Ao todo, o MPPE já expediu recomendação a mais de 40 Cidades em todo o Estado, devido ao aumento dos casos de sarampo.

Além da ampla divulgação da Campanha, o município de São João deve realizar, com urgência e no prazo de cinco dias úteis, o reforço das equipes responsáveis pela vacinação nos postos/salas no município; a ampliação dos horários de atendimentos; e a adoção de medidas necessárias para implantação e funcionamento do (s) sistema (s) de registro/monitoração do desempenho de vacinação contra o sarampo e alimentação regular do (s) sistema (s) quanto às doses aplicadas na vacinação de rotina e durante as campanhas.

No prazo de 30 dias úteis, o Município deve realizar uma busca ativa nas regiões de difícil acesso para que o público-alvo seja conscientizado da necessidade de imunização contra o sarampo; notificar escolas, creches, berçários e centros de educação para que sejam verificadas as cadernetas de vacinação, nos casos de irregularidades informar ao Conselho Tutelar para a conscientização dos pais para a regularização. O MPPE recomenda ainda que seja implementado grupos permanentes de divulgação e conscientização da importância da vacinação contra o sarampo.

De forma não urgente, a Gestão Municipal deve cumprir, anualmente, as metas de coberturas vacinais de imunização contra o sarampo traçadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde; e participar de elaboração de planejamento de cumprimento de metas em conjunto com outros municípios.

Por fim, em caso de impossibilidade de cumprimento das metas e qualquer das vacinas contra o sarampo que o município elabore relatório informativo com as devidas justificativas e remeta à Diretoria-Geral de Controle de Doenças e Agravos, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, e à Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, informando os motivos, as medidas corretivas adotadas e, em sendo necessário, a solicitação de apoio do Estado para o cumprimento das metas.

A promotora de Justiça Ana Cristina Taffarel conferiu o prazo de 20 dias para que os gestores informem ou acatamento ou não da recomendação. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quinta-feira, dia 21. (Com informações do Site Oficial do MPPE. CONFIRA)