quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Garanhuense defende recorde histórico de Circuito de Corridas em Fortaleza



José Márcio Leão vencedor do Circuito de Corridas Caixa, em 2012, na etapa de Fortaleza, escreveu seu nome na história quando estabeleceu o recorde brasileiro da competição, com 28min51.O tempo também foi o menor do ano no ranking nacional dos 10 km. Nesta temporada, o fundista de apenas 22 anos, pernambucano de Garanhuns, volta à capital cearense para manter o título de brasileiro mais rápido no Circuito. A disputa será neste domingo, dia 4, com largada às 7 horas no Hotel Marina Park, na Av. Castelo Branco, 400, e percursos de 5 km e 10 km.

Leão ganhou destaque nas corridas de rua, defendendo a equipe de atletismo do Cruzeiro,em apenas dois anos como atleta de elite. No primeiro semestre de 2012, foi o fundista mais jovem a conquistar a liderança do ranking brasileiro, aos 21 anos. Nas três provas que disputou nesta temporada, conseguiu bons resultados: foi o melhor brasileiro na etapa de abertura do Circuito, em Goiânia, e o segundo brasileiro (sexto geral) na 10 km Tribuna de Santos.

"O Leão está num ritmo de treinos mais leves, focado em disputas mais específicas. Também está sentindo um incômodo no pé, por isso foi fazer um tratamento em Crato (também no Ceará). Mas, por ter feito um grande resultado na etapa de Fortaleza do Circuito, em 2012, ele não pode e não quer faltar na prova deste ano", destaca Adegilson Mendes da Silva, o Bingo, que orienta o fundista em Garanhuns. "Acredito que nesta semana ele já estará bem mais rápido e se sairá muito bem em Fortaleza novamente. É uma cidade com a qual ele se dá bem."

CIDADE DOS RECORDES - Fortaleza ganhou fama no Circuito como "fazedora de recordes". Oferecendo um percurso plano ao longo da praia de Iracema, a cidade ostenta os menores tempos da competição. Para acirrar ainda mais a disputa nesta temporada, o evento terá um prêmio especial de R$ 1.500,00 para quem superar os 28min51 de José Márcio Leão. Outros R$ 1.500,00 serão oferecidos àqueles que forem mais rápidos do que os quenianos Paul Koech Kimutai (28min38, em 2012) e Flomena Cheych Daniel (32min25), recordistas da etapa.

Uma das provas mais procuradas pelos fundistas no Brasil, a etapa do Circuito na capital cearense tem também o maior número de participantes da competição: em 2012, 4.000 competidores cruzaram a linha de chegada. (Foto: Daniel Pereira/adorofoto)