terça-feira, 20 de agosto de 2013

OS FEDERAIS DE GARANHUNS?



Com a proximidade das eleições de 2014 é cada vez mais frequente a visita de políticos com projeção nacional nas diversas cidades interioranas. Aqui em Garanhuns não é diferente e, semanalmente, é fácil encontrar ou saber notícia de um medalhão da política que visita a Cidade. Os motivos são os mais diversos. Desde abraçar o amigo Vereador que comemora aniversário – como fez o deputado federal Silvio Costa (PTB) junto a Sivaldo Albino -; participar de reuniões, a exemplo do também Federal, Fernando Ferro (PT) ou apenas curtir o Festival de Inverno. Vale tudo para estar junto aos amigos, que de quebra, podem render importantes votos no computo final das urnas.

Na atual composição da Câmara, muitos dos atuais vereadores possuem laços de amizade junto a políticos que precisarão de votos no próximo ano. Por exemplo, o vereador Zaqueu Lins (PDT) é ligado politicamente ao deputado federal Wolney Queiroz, também do seu Partido. Já Sílvio Sabino (PSC) mantém contatos com Cadoca (PSC) e a vereadora Nelma Rodrigues (PR) possui laços políticos com o deputado Inocêncio Oliveira (PR). Gersinho Filho (PSB) é simpático ao deputado Jorge Côrte Real (PTB), que por ser ligado ao Prefeito Izaías Régis (PTB), também conta com a amizade de Audálio Ramos (PSDC) e da grande maioria dos parlamentares locais.  

Já os vereadores Gil PM e Alcindo Correia, ambos do PRB, divulgam manter constante contado com o deputado Vilalba, que preside a Legenda Republicana. Comenta-se nas rodas políticas, que a vereadora Karla Albuquerque (PPS), filha do ex-vereador Zé de Vilaço, vem conversando com Sílvio Costa e Eduardo da Fonte (PP). Já os vereadores Cláudio Taveira (PSDB); Haroldo Vicente (PSDB); Luzia da Saúde (PSB) e Paulo Leal (PSB), fiéis às hostes governistas, sinalizam uma tendência pró-Côrte Real. Sivaldo Albino (PPS), único nome da oposição, já manteve ou vem mantendo contatos com Silvio Costa, Raul Jungmann (PPS), Ricardo Teobaldo (PSDB) e Tadeu Alencar (PSB). 

Entre os suplentes de Vereador e candidatos a Câmara Municipal derrotados no último pleito, a salada de nomes é ainda maior. A importância do amigo é proporcional ao número de votos conquistados no último dia 6 de outubro. 

Para alguns analistas políticos, esse processo de migração de deputados e pretensos candidatos a Câmara Federal às cidades interioranas, nada mais é que a busca pelo retorno do investimento feito pelos ‘amigos’ no pleito de 2012. É que o burburinho das rodas políticas registra que alguns deputados financiaram campanhas em 2012, já de olho nas eleições de 2014. Agora é hora de comprovar, se o investimento foi rentável ou não.