terça-feira, 27 de agosto de 2013

GARANHUNS - Prefeitura divulga Nota sobre pedido de interdição do Matadouro



“NOTA DE ESCLARECIMENTO

 O Governo Municipal de Garanhuns reconhece a gravidade do problema do Matadouro Municipal e vem tentando arrumar recursos junto ao governo federal e também parcerias da iniciativa privada para fazer uma grande reforma no imóvel. Essa é uma reforma que necessita de um recurso financeiro elevado, pois desde a sua construção o Matadouro Municipal nunca passou por uma grande reforma. Além disso, as legislações sanitária e ambiental ficaram mais rigorosas nos últimos anos, o que passou a exigir uma série de equipamentos e estação de tratamento dos resíduos para atender a legislação.

O problema do Matadouro Municipal, portanto, não é recente e vem de governos anteriores. De acordo com a Secretaria de Agricultura de Garanhuns, em 2011, o Ministério Público de Pernambuco já pediu providencias, a Prefeitura de Garanhuns, em relação ao Matadouro. No dia 09 de julho de 2012, o então prefeito Luiz Carlos de Oliveira assinou um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – se comprometendo a fazer uma serie de reformas no matadouro, que acabaram não sendo realizadas.
A Secretaria de Agricultura de Garanhuns ressalta que esse problema não é restrito a Garanhuns, pois ele está presente em grande parte dos municípios brasileiros. As prefeituras responsáveis pelos matadouros, em sua grande maioria, não possuem recursos para manter adequadamente esses espaços. Em um levantamento realizado em Pernambuco, em 2011, pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), foi constatado que apenas 4 dos 156 matadouros obedeciam aos critérios de localização, origem e tratamento da água, condições higiênicas, abate humanitário do animal, equipamentos, qualificação de pessoal, transporte da mercadoria e tratamento de resíduos.
Na semana passada (20/08), durante o Seminário sobre Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, realizado em Recife, os secretários municipais de agricultura do estado de Pernambuco, presentes no evento, pediram a direção da AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco ­ uma reunião para discutir a grave situação em que se encontram os matadouros dos municípios pernambucanos.

Por fim, o Governo Municipal salienta da necessidade de se fazer reformas urgentes no Matadouro Municipal para atender a legislação e oferecer uma carne com qualidade para a população. Entretanto, o município não possui recursos ordinários para fazer a reforma, isto é, recursos com aplicação livre, isentos de qualquer tipo de vinculação ou destinação específica. Além disso, devido a complexidade das reformas de que o matadouro municipal necessita não é possível num prazo de 120 dias atender as exigências do processo público (elaboração de projetos, licitação e condução da obra)”.