A população de Iati vai passar a contar com mais uma ação
na área de saúde. Trata-se do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),
que será inaugurado no Município nesta sexta-feira, dia 30, em horário a
confirmar.
A solenidade de inauguração da Base SAMU, que está
instalada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, contará com o
presença do prefeito do Município, o Padre Jorge e o secretário de Saúde do
Estado, Antônio Figueira, além do secretário de Saúde de Iati, Evaldo Teixeira
e diversas autoridades do Município, bem como de toda a região do Agreste
Meridional.
“Estamos melhorando as instalações dos Postos de Saúde e
do nosso Hospital; adquirimos ambulâncias, contratamos médicos e estamos
trabalhando na implantação de novos serviços. A chegada do SAMU é mais uma
etapa dos avanços que nosso Governo vem viabilizando na saúde de Iati em
beneficio da nossa população”, registrou o Prefeito Padre Jorge.
COMO FUNCIONA O
SERVIÇO – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o
atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de
trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o
telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e
transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e
inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que
fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode
orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância
com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e
enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público
mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
O
serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros,
auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza
traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental
da população.