quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Debate sela consenso sobre novo Enterro de Dominguinhos



O Debate realizado nesta manhã, dia 22, nos estúdios da Rádio Jornal Recife selou o consenso entre os familiares e a Prefeitura de Garanhuns quanto a exumação e translado dos restos mortais do artista José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, para o Cemitério São Miguel, aqui em Garanhuns.    

O Debate mediado pelo radialista Geraldo Freire e retransmitido para todo o Estado através das emissoras do Sistema Jornal do Commercio de Rádio, contou com as presenças do Prefeito Izaías Régis (PTB); de Guadalupe e Liv Moraes, esposa e filha de Dominguinhos, além do radialista Eduardo Peixoto (Rádio Jornal Garanhuns) e outros convidados.    

Durante cerca de 50 minutos, os participantes registraram a importância do Artista e revelaram algumas histórias da longa carreira do ídolo da Música Brasileira. As questões relacionadas ao enterro e toda a polêmica gerada após a realização, também constaram da pauta. Liv Moraes fez questão de esclarecer que o sepultamento só não ocorreu logo em Garanhuns porque a Prefeitura não manteve contato com a família a tempo. Geraldo Freire tratou de apaziguar os ânimos e ressaltou a importância do momento atual. 

Já o Prefeito Izaías Régis ressaltou que a cidade se prepara para receber os restos mortais do seu filho ilustre. De acordo com o Governante Garanhuense, o mausoléu que vai receber o Corpo já esta em construção. “Garanhuns esta fazendo de tudo para receber Dominguinhos com toda a pompa que ele merece. Dominguinhos é um Elvis Presley, nunca morreu e nem vai morrer. Garanhuns esta vivendo um clima de esperança de ver o seu filho lá”, enfatizou o Prefeito, registrando que a história do Artista passará a ser trabalhada nas escolas do Município; a Esplanada Guadalajara será denominada de ‘Mestre Dominguinhos’ e que um Monumento – de corpo inteiro - será instalado na Praça localizada defronte ao Centro Cultural. 

Ainda durante o Encontro, foi revelado que não há uma data definida para que os restos mortais de Dominguinhos venham para a Garanhuns, já que o processo de translado do corpo precisa passar pela via judicial e atender exigências da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde do Estado.  

“Como o Mauro (filho mais velho de Dominguinhos) entrou com uma ação, quem vai tomar a decisão de quando vai acontecer a transferência para Garanhuns é a Justiça”, esclareceu Liv, ressaltando estar feliz por observar toda a movimentação de Izaías para levar o corpo e prestar homenagens ao seu Pai. Sobre o assunto, Izaías se comprometeu em intervir junto ao Advogado da causa de Mauro Moraes, para que a peça judicial seja arquivada e o translado seja autorizado. 

MAUSOLÉU – O Prefeito Izaías Régis também revelou durante o debate, detalhes estruturais do local que receberá os restos mortais de Dominguinhos. Segundo Régis, o mausoléu contará com placas de mármore, piso intertravado, grama e uma placa em aço com a foto de Dominguinhos. O imóvel ficará localizado a poucos metros da entrada principal do Cemitério São Miguel. Ainda segundo Régis, as obras devem ficar prontas nos próximos 30 dias.