sábado, 17 de agosto de 2013

Pesquisa aponta que Garanhuense esta insatisfeito com Governo Izaías e Vereadores



O radialista Aristón Brito promoveu nos últimos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira desta semana), duas pesquisas dentro do Programa Super Manhã, apresentado diariamente nas manhãs da Rádio Jornal Garanhuns.

No primeiro dia da pesquisa, o Radialista questionou qual a nota que o ouvinte daria ao Governo Izaías Régis. A pergunta abrangia não apenas a atuação do Prefeito, mas sim da organização Prefeitura como um todo. Dando continuidade a consulta, no dia seguinte, Brito indagou sobre a avaliação da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Mais uma vez, a pergunta foi abrangente, não especificando o nome de qualquer um dos 13 vereadores de Garanhuns.

Os ouvintes participaram através de intervenções ao vivo; pelo painel interativo (instrumento veiculado ao site do sistema Jornal do Commercio) e pela página do Programa no facebook.

O resultado mostrou que, pelo menos os garanhuenses que participaram da pesquisa, desaprovam totalmente a atuação do Prefeito e seus auxiliares, bem como dos Legisladores Municipais.

Entre 74 participantes da pesquisa sobre o Governo Municipal, 83% avaliaram a gestão Izaías Régis como ruim ou péssima, quando foram atribuídas notas entre zero e cinco. 17% dos que votaram avaliaram o Governo Municipal como bom ou ótimo, dando notas que variavam entre 6 e 10. Na média final, o Governo Izaías Régis obteve 2,5.

Já o Poder Legislativo Municipal obteve uma média ainda pior: 1,21. É que das 51 participações, 91% atribuíram notas de zero a cinco (ruim ou péssimo) e apenas 9% registraram que a atuação dos Vereadores é boa ou ótima, quando deram notas entre 6 e 10.  

Entrevistado pelo Blog, o engenheiro Paulo Camelo (PSOL) fez avaliações distintas quanto aos Poderes Executivo e Legislativo de Garanhuns. De acordo com Camelo, a avaliação negativa do Governo Municipal dá-se em função da falta de planejamento nas ações. “O governo Izaías Régis se caracteriza pela falta de Planejamento, contando em seu interior com um Corpo Funcional integrante da Legião Estrangeira. Além de muita propaganda, aumento exagerado das Taxas e as “bravatas” que são a logomarca do Prefeito”, registrou Camelo.

Já quanto aos Legisladores, o líder do PSOL em Garanhuns afirma que muitos sequer sabem da sua real função, daí a avaliação negativa da sociedade. “Na realidade se observa que há uma movimentação positiva do Presidente da Câmara, o vereador Audálio Ramos. Mas, o “pecado” de Audálio é ser aliado do prefeito Izaías Régis. Daí sua limitação na atuação Parlamentar, principalmente no que diz respeito ao item Fiscalização, hoje exercida solitariamente e precariamente pelo vereador Sivaldo Albino, o qual ficou triste por não ter sido convocado pelo prefeito Izaías Régis para ser seu aliado. Os demais Vereadores, em sua maioria, confundem suas funções com a de Prefeito, ou seja, querem “pavimentar Ruas e Avenidas, construir Escolas, Posto de Saúde, Teleférico, etc”, finalizou Paulo Camelo. 

Também entrevistado pelo Blog, o Presidente da Câmara, vereador Audálio Ramos (PSDC) saiu em defesa do Poder que representa. “A qualidade das propostas e dos debates, mostra que os treze vereadores estão ao lado da população e defendem suas demandas, com altivez, dedicação e, sobretudo, muito amor a Garanhuns. Quem presencia as sessões plenárias e audiências públicas percebe de imediato que há um grande volume de trabalho e uma preocupação constante no exercício do mandato em honrar a confiança da população garanhuense”, chamou a atenção, o vereador Audálio Ramos.