quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MEC dá sinal verde para reabertura da FAMEG e Senador culpa Governo Eduardo por situação da Faculdade de Medicina


E depois que o jornalista Magno Martins esteve em Garanhuns, visitou as instalações da FAMEG e se engajou pela causa da sua reabertura, os políticos pernambucanos, enfim, começaram a se movimentar para realizar o desejo de grade parte dos Garanhuenses.

Em postagens realizadas nas últimas horas, Magno aborda o assunto e registra que tanto o Prefeito Izaías Régis (PTB), quanto o senador Humberto Costa (PT) estão interessados na reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns. Confira: 

 “Uma boa notícia para os estudantes garanhuenses: o prefeito Izaías Régis (PTB), que está na capital federal desde a última segunda-feira (12), acaba de comunicar ao blog que o Ministério da Educação (MEC) deu, nesta quarta-feira (14), o primeiro passo no sentido de reabrir a Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG), autorizando, de imediato o funcionamento dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem.

Com relação ao curso de Medicina, o Ministério da Educação aceitou reabrir o processo de autorização por meio da migração do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação. “Foi uma grande vitória e nós estamos muito felizes”, comemorou Izaías Régis ao sair de uma reunião no ministério com diretores que tratam diretamente de questões relacionadas à regularização de instituições de ensino superior.

O Encontro foi acompanhado de perto pelo senador Humberto Costa (PT), que recebeu um telefonema do ministro Aloízio Mercadante (PT) ratificando todo entendimento acertado pelo prefeito na reunião de hoje.

A reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns, que em breve se tornará fato consumado, é mais uma causa - bem sucedida – abraçada por este. Na semana passada, pouco antes da realização do seminário “Revolução Digital”, este blogueiro visitou a instituição, parada há seis anos, e, in loco, assumiu o compromisso de dar início a uma campanha pela reabertura da instituição”.


ATROPELOS DO ESTADO – “Em entrevista há pouco ao programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro, o senador Humberto Costa (PT) falou sobre a situação da Faculdade de Medicina de Garanhuns (PT) e afirmou que se hoje a unidade enfrenta problemas para obter a regularização necessária para seu pleno funcionamento, esse entrave foi causado por atropelos do Governo de Pernambuco que, por meio do Conselho Estadual de Educação, emitiu uma permissão que é, segundo ele, de competência única e exclusiva do Governo Federal.

“Hoje o pedido que há lá no ministério [da Educação] é para transformar essa autorização do conselho estadual em uma autorização federal. [...] O que deveria ter sido feito desde o início era abrir um processo lá no Governo Federal”, disse Humberto.
O senador lembrou que não possui autonomia para buscar a reabertura da instituição, mas garantiu que tenta, junto ao Ministério da Educação (MEC), obter algum tipo de exceção para que a faculdade obtenha autorização para funcionar dentro das normas exigidas pelo Governo Federal.

“Com o Programa Mais Médicos, o MEC mudou a aprovação de novas faculdades de medicina. Ele primeiro define as áreas onde há necessidades para a partir daí abrir o edital para que essas faculdades possam se apresentar e, no caso, ainda não há uma definição se Garanhuns estaria entre esses Municípios. Mas nós vamos continuar lutando até o último momento para viabilizar essa faculdade. Nós entendemos que Pernambuco tem essa necessidade, que essa região do Agreste tem condição de receber mais uma faculdade de medicina, [...] então nós vamos continuar nessa luta, tentando sensibilizar o MEC para que a Fameg chegue lá”, pontuou Humberto”.