terça-feira, 13 de agosto de 2013

PAULO CAMELO SOLTA O VERBO: Izaías, Vereadores, Garanhuns e a disputa de 2014 são pauta de Entrevista com líder do PSOL



O jovem Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL) passou ao largo das críticas à representação política, que pipocaram com as manifestações de junho. Declaradamente oposicionista de esquerda, a militância esteve, inclusive, presente em vários protestos de rua. O fato é que, antes conhecido como o partido da (ex-senadora) Heloísa Helena, o PSOL já agrega outros quadros de semelhante projeção. Um exemplo é o ex-BBB e professor universitário Jean Wyllys, um dos três deputados federais da minúscula bancada do partido na Câmara. Ele e os colegas Chico Alencar e Ivan Valente estão entre os cinco melhores parlamentares, segundo a premiação Congresso em Foco de 2013. O cenário vivido pela sigla já faz pensar numa candidatura presidencial e trabalhar para crescer a bancada proporcional em 2014. 

Aqui em Garanhuns, a Legenda ainda dá os primeiros passos e as eleições de 2014 já podem sinalizar como os militantes do Socialismo e Liberdade virão nas eleições municipais de 2016. Para saber mais dos planos do PSOL em Garanhuns, o Blog entrevistou o engenheiro Paulo Camelo, principal líder do partido no Município. Confira:

Blog do Carlos Eugênio: O SENHOR ACREDITA QUE GARANHUNS PRECISA DE UM CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL INDEPENDENTE, QUE NÃO BUSQUE APOIO FINANCEIRO DE UM DEPUTADO FEDERAL DE OUTRA CIDADE?

Paulo Camelo: Sim, pois se trata de um princípio essencial do político e do ser humano: ser independente financeiramente. Isso não quer dizer que o político deva ser rico. A história política de Garanhuns nos indica que tivemos alguns Deputados Estaduais independentes (José Cardoso; Aluísio Pinto; Coronel Figueira; Elpídio Branco; ..) e outros dependentes, a exemplo de Ivo Amaral e Izaías Régis, estes últimos vinculados aos deputados federais Ricardo Fiúza e Armando Monteiro, respectivamente. Considerando que o ex-Deputado Estadual e atual Prefeito do Garanhuns, Izaías Régis, hoje é um homem rico, da elite, mas é dependente sob todos os aspectos do estrangeiro e senador Armando Monteiro. Vamos citar o exemplo de Serra Talhada: por lá existem três Deputados Estaduais independentes financeiramente (Augusto César, Manoel dos Santos e Sebastião Oliveira) e mais um Federal, Inocêncio Oliveira. Por último quero lembrar que o candidato a Deputado Estadual deve ser capaz de apresentar Proposta para o Legislativo para dialogar com a população.

Blog do Carlos Eugênio: O PSOL VAI APRESENTAR NOMES PARA A DISPUTA ELEITORAL DE 2014, AQUI EM GARANHUNS?.

Paulo Camelo: Pretendemos lançar e vamos reivindicar na Plenária Estadual os lançamentos de Paulo Camelo para Deputado Federal e para Deputado Estadual: Manu (ex-candidato a vice-prefeito), Erick (militante da Juventude (foto) ou Jailton (professor e irmão do Prefeito de Iati, o Padre Jorge). É lógico que devemos apresentar nossos candidatos porquê temos diversas Propostas, dentre elas citamos: a implantação da CODEVAM (Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio Mundaú) e a Federalização ou Estadualização da AESGA

Blog do Carlos Eugênio: COMO O SENHOR OBSERVA O SURGIMENTO DE NOMES COMO AUDÁLIO FILHO, ZAQUEU LINS E O AMIGO DO PREFEITO IZAÍAS, FERNANDO DA IZA (GERENTE DA LOJA DE CALÇADOS DA FAMÍLIA RÉGIS) COMO POSSÍVEIS “CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL DO PREFEITO”?.

Paulo Camelo: Nada contra o direito que as pessoas têm de se candidatarem. Mas, os nomes ora citados provam que o prefeito Izaías Régis não tem candidato. Agora, para Garanhuns só adiantaria se eles buscassem a “Carreira Solo”, caminho difícil de percorrer. Considerando que os mesmos estão inseridos num ambiente que só se faz campanha política com dinheiro, acredito que eles em nada contribuem com a independência da nossa cidade, uma vez que o escolhido servirá apenas de suporte para a campanha do estrangeiro e Deputado Federal, o burguês Jorge Corte Real.

Blog do Carlos Eugênio: E O FATO DE IZAÍAS PODER VIR A APOSTAR NUM NOME DA FAMÍLIA NA DISPUTA?. O SENHOR ACREDITA QUE ELE TEM BONS NOMES NO GOVERNO OU SUA SAÍDA É APOSTAR NUM PARENTE?.

Paulo Camelo: O prefeito Izaías não toma decisão sem consultar o seu padrinho e senador Armando Monteiro.  Para 2014, o burguês Armando Monteiro precisa fazer seus acordos políticos. Sendo assim, a opção “caseira” não tem sentido, é jogar um cartucho fora, além de ser frágil financeiramente e politicamente.

Blog do Carlos Eugênio: O GOVERNO DO ESTADO DESEJA REPASSAR A ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DOM MOURA PARA A PREFEITURA. É POSSÍVEL O MUNICÍPIO ADMINISTRAR AQUELA UNIDADE DE SAÚDE?

Paulo Camelo: O governador Eduardo Campos não só quer repassar a administração do Hospital Dom Moura para a Prefeitura do Garanhuns, como também quer repassar a responsabilidade com o Ensino Fundamental (da 5ª para a 8ª série) para o município. Em ambas as situações, o município de Garanhuns não tem a mínima condição de arcar com tamanha responsabilidade social e econômica. Além do mais como ficará a vinculação trabalhista dos servidores do Hospital Dom Moura, bem como dos professores? Mas, informalmente já disse ao prefeito Izaías que ele aceita essa imposição se quiser.

Blog do Carlos Eugênio: COMO O SENHOR AVALIA O GOVERNO DE GARANHUNS?.

Uma análise desapaixonada de nossa cidade, podemos afirmar que Garanhuns é uma Colônia e dominada politicamente pela Legião Estrangeira. Economicamente, mesmo com o grupo Ferreira Costa, a Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Natto e outros poucos empresários garanhuenses, sofremos muita influência da Legião Estrangeira que leva a sua renda para as cidades matrizes, a exemplo da LOCAR, Bonanza, São Cristóvão, diversas Lojas e Construtoras, os estrangeiros contratados pela Prefeitura, e assim por diante. O governo Izaías Régis se caracteriza pela falta de Planejamento, contando em seu interior com um Corpo Funcional integrante da Legião Estrangeira.  Além de muita propaganda, aumento exagerado das Taxas e as “bravatas” que são a logomarca do prefeito Izaías Régis. A última investida em Termos de Requalificação do Pop Shop e do Mercado 18 de Agosto, demonstra sua contradição entre o que foi dito na Campanha de 2012, que não “mexeria” com os lojistas, e agora que quer relocalizá-los.

Blog do Carlos Eugênio: O SENHOR ACREDITA QUE COM OS 15 MILHÕES JÁ ANUNCIADOS PELO PREFEITO É POSSÍVEL REVERTER ESSE ATUAL QUADRO DE CRITICAS A GESTÃO IZAÍAS RÉGIS?.

Paulo Camelo: Trata-se apenas de uma “Bravata”. O prefeito Izaías é oriundo de família humilde do município de Terezinha. Mas, hoje que é um homem rico e poderoso se achando o “Rei” e dono de Garanhuns. Ao dizer que tem 15 milhões de reais para investimentos, sem dizer quais são as rubricas que serão contempladas, essa expressão procura “calar a boca” dos nossos conterrâneos e tratá-los como pessoas pobres e sem cultura.

Blog do Carlos Eugênio: COMO O SENHOR OBSERVA A RELAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PREFEITO IZAÍAS E A SUA VICE ROSA QUIDUTE?.

Paulo Camelo: A coligação do PTB, de Izaías, com o PT, da vice Rosa Quidute, foi realizada sem privilegiar a questão programática. Por isso é que existe essa falta de conformidade e entrosamento entre ambos.

Blog do Carlos Eugênio: E COM RELAÇÃO À CÂMARA DE VEREADORES. O TRABALHO DOS LEGISLADORES VEM AGRADANDO?. FALTA ALGUMA COISA?.

Paulo Camelo: Na realidade se observa que há uma movimentação positiva do Presidente da Câmara, o vereador Audálio Ramos. Mas, o “pecado” de Audálio é ser aliado do prefeito Izaías Régis. Daí sua limitação na atuação Parlamentar, principalmente no que diz respeito ao item Fiscalização, hoje exercida solitariamente e precariamente pelo vereador Sivaldo Albino, o qual ficou triste por não ter sido convocado pelo prefeito Izaías Régis para ser seu aliado. Os demais Vereadores, em sua maioria, confundem suas funções com a de Prefeito, ou seja, querem “pavimentar Ruas e Avenidas, construir Escolas, Posto de Saúde, Teleférico, etc”.