sexta-feira, 16 de maio de 2014

Saloá será a primeira cidade totalmente saneada de Pernambuco

Um Mega projeto do Governo Municipal, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai transformar Saloá, na primeira cidade de Pernambuco 100% saneada. O projeto que já havia sido aprovado em abril deste ano foi assinado ontem (15/05), pelo presidente da Funasa, Henrique Pires e o prefeito Ricardo Alves (PMDB) de Saloá. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação popular e autoridades locais que foram conferir a grandiosidade da ação.

Henrique Pires esteve acompanhado do idealizado do programa “Mais Médicos", Mozart Sales (ex-ministro adjunto da saúde), do Assessor Especial da Presidente Dilma Rousseff, Maurílio Pedrosa, além do representante da Caixa Econômica e o engenheiro responsável pelo acompanhamento do projeto em Saloá. Praticamente todos os secretários do governo municipal estiveram participando, bem como os vereadores Ronaldo Birunda (PSDB), Tisley Vicente (PRB) e José de França (PDT).

O presidente da Funasa destacou que a obra de saneamento começa pela lagoa de tratamento, onde serão depositados os dejetos das residências. Ele alertou que o município precisa ter uma equipe de fiscalização rigorosa que acompanhe cada etapa da obra, atentando para o período de compactação do solo, a correta condução das ligações, entre outros aspectos. “É preciso cumprir cada etapa rigorosamente, para que a obra seja bem feita e não haja perda de material, ou precise quebrar o asfalta depois de concluído”, destacou Henrique Pires.

O total de recurso investido pela Funasa é de R$ 12.990.329,65 (12 milhões, 990 mil, 329 reais e 65 centavos). O governo Federal liberou ainda o município de qualquer contrapartida financeira, sendo o recurso totalmente federal. A previsão é de que a obra seja realizada num período de 18 meses, a contar do seu início. A prefeitura irá lançar edital de licitação pública para que as empresas de engenharia participem da concorrência. Após a conclusão da licitação é feita a assinatura da ordem de serviço e liberado imediatamente a primeira parcela dos recursos.

“Esta obra é um orgulho para o nosso município. É um dos sinais de desenvolvimento que queremos trazer. Eu vou deixar minha cidade um brinco, para todo o nosso povo”. Destacou o prefeito Ricardo Alves, lembrando que o próximo passo é atrair empresas para gerar renda e emprego para a população. (Com informações do Jornalista Geraldo Mouret)