O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da
Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade a implementação
do "Programa em Defesa da Vida", realizará novo concurso público para
a Polícia Civil, com o objetivo de ampliar o número de delegacias que funcionam
24 horas e de fortalecer o trabalho da polícia judiciária.
O governador Cid Gomes autorizou o secretário da
Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, a adotar as medidas
necessárias para a abertura de concurso público para a contratação de 763 novos
policiais civis, sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores.
A necessidade de ampliação do número de delegacias
24 horas e a localização dos equipamentos que passarão a ter o horário
estendido foram apontadas após observações produzidas e consolidadas em razão
da demanda criminal nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), comandadas por
um delegado, um oficial da Polícia Militar e um oficial do Corpo de Bombeiros.
A portaria regulamentará ainda a formação em bloco dos
concursados (Delegados, Inspetores e Escrivães), visando o funcionamento
adequado das delegacias 24 horas logo após a nomeação dos aprovados, bem como
os critérios de escolha de vagas que se dará pela ordem de classificação no
curso de formação.
Uma comissão composta por dois representantes da SSPDS, dois da Polícia Civil, dois da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e um da Academia Estadual de Segurança Público (Aesp) será nomeada para dar prosseguimento aos trâmites do Concurso. Ainda não há previsão para lançamento do Edital, mas a expectativa é que aconteça no segundo semestre deste ano.
Uma comissão composta por dois representantes da SSPDS, dois da Polícia Civil, dois da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e um da Academia Estadual de Segurança Público (Aesp) será nomeada para dar prosseguimento aos trâmites do Concurso. Ainda não há previsão para lançamento do Edital, mas a expectativa é que aconteça no segundo semestre deste ano.