quinta-feira, 15 de maio de 2014

GREVE DA PM: Comerciantes adotam postura de precaução, mas Clima de normalidade é a tônica em Garanhuns

E depois do clima de tensão que tomou conta da Avenida Duque de Caxias e do Centro da Cidade em virtude de uma onda de boatos de que um arrastão estaria sendo pensado, a tranquilidade voltou a reinar em Garanhuns.

Apesar de algumas lojas terem permanecido com suas portas fechadas também no período da tarde, a maioria dos estabelecimentos abriram normalmente depois da chegada dos Militares do Exército, que patrulharam as principais avenidas da Cidade. Como precaução, muitas lojas permaneceram com a estrutura pronta para um rápido fechamento caso fosse necessário. O Home Center Ferreira Costa não abriu as portas das vitrines, permanecendo durante toda a tarde apenas com as portas de acesso abertas.

Já no final desta tarde, por volta das 17h40mim, grande parte das lojas do comércio já haviam encerrado as suas atividades. Algumas Farmácias que funcionam diariamente até às 22h fecharam antes das 18h. A Rede de Supermercados Bonanza, emitiu um comunicado que apenas a loja da Rua XV de Novembro permanecerá aberta até às 20h. Já as demais fecharam as suas portas às 18h, “devido ao clima de insegurança em Pernambuco”, frisou o comunicado do Grupo. A UPE/Campus Garanhuns e a AESGA emitiram comunicados e encerraram as suas atividades por volta das 13h. As Escolas Municipais funcionaram normalmente à tarde e devem adotar postura semelhante agora à noite.

Percorrendo o Centro de Garanhuns as 17h40mim foi possível visualizar a presença de sete Policiais Militares no ponto de apoio localizado na Avenida Santo Antônio. Uma viatura do Exército, com seis militares, aparentemente desarmados, também passava pela Avenida no momento registrado pelo Blog.

De acordo com Nota emitida pela Prefeitura, através da AMSTT, “os oficiais e parte da tropa do 9º BPM não aderiu à greve e que os mesmos estão fazendo o policiamento na cidade e em toda a Região”.

O Prefeito Izaías Régis (PTB), que pela manhã concedeu entrevista à Rádio Jornal, quando tratou de tranquilizar a população e anunciar a presença de militares do 71º BI Mtz patrulhando as ruas da Cidade, estava acompanhado por vários assessores defronte ao prédio da Prefeitura por volta das 18h, talvez numa demonstração de que tudo esta tranquilo na Cidade.

GREVE - Enquanto isso o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Neves, decretou a ilegalidade da greve dos policiais militares de Pernambuco. A ordem é que os PMS voltem imediatamente aos seus postos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O Governo do Estado alega que não pode dar o aumento pedido pelos Policiais Militares por conta da lei eleitoral, que proíbe reajustes em anos de eleição. O Palácio prometeu voltar ao assunto em janeiro, fato que não foi aceito pelos Policiais.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), desembarcou há pouco no heliponto do Chevrolet Hall, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e seguiu direto ao encontro do governador João Lyra Neto (PSB). Os gestores federal e estadual discutem o caos gerado pela greve da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros e traçam ações para conter a onda de violência que assola o Estado desde a noite da última terça-feira (13).

Os grevistas, por sua vez, encontram-se amontoados em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. Eles aguardam uma posição dos líderes do movimento, que estiveram reunidos com parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), e de representantes do governo estadual.