quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

GARANHUNS: Após Prefeitura divulgar Comissão para Organizar Seleção Simplificada, Vereadora denuncia Contratação de Professores por Indicação


A Prefeitura de Garanhuns divulgou no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, de ontem, dia 24, a constituição de uma Comissão para acompanhar, controlar e avaliar um futuro Processo Seletivo Simplificado visando a contratação temporária de candidatos para os cargos de Professor I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor II, para este ano de 2021, inclusive com a formação de cadastro de reserva (relembre clicando AQUI).

Mas de acordo com a vereadora Magda Alves (PP), enquanto muitos candidatos aguardam a abertura da Seleção para concorrer às vagas, o Governo de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, contratou neste mês de fevereiro, “por Excepcional Interesse Público”, mais de 80 Professores com a denominação “Professor Temporário Substituto I”, sem qualquer Seleção.

“Recebemos ao longo deste mês uma série de denúncias quanto a essas contratações, sem qualquer tipo de Seleção, supostamente, apenas por indicação. Aguardamos a divulgação da Folha de Pagamento no Portal da Transparência e ao checarmos, identificamos mais de 80 contratações de Professores para diversas Escolas do Município entre os dias 1º e 15 deste mês”, registrou a Vereadora, em contato com o Blog. 

“Isso é um desrespeito com os cidadãos, pois enquanto publicam uma Portaria instituindo uma Comissão para organizar um Processo Seletivo, sem sequer divulgar quando essa Seleção acontecerá, estão contratando de forma direta, sem seleção, por indicação. Isso é inaceitável!”, complementou Magda Alves, que enviou imagens retiradas do Portal da Transparência comprovando as contratações. 

SIVALDO ALBINO - Em recente entrevista na Rádio Jornal Garanhuns, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) registrou que foram realizadas “algumas contratações em caráter emergencial”, para garantir o funcionamento da Prefeitura nesse início de Gestão, mas garantiu que Seleções Públicas seriam realizadas a partir do próximo mês de março. Ele não citou para quais funções foram realizadas as contratações emergenciais (relembre clicando AQUI)

O Blog manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns para que pudesse trazer a posição sobre os fatos trazidos pela Vereadora nesta reportagem, mas até o momento não obtivemos resposta. Seguiremos a disposição do Governo de Garanhuns.