segunda-feira, 31 de maio de 2021

GARANHUNS: Polícia age Rápido e prende Suspeito de Matar Motorista de Uber, a Facadas, no Polo Heliópolis

A Polícia agiu rápido e prendeu o suspeito de assassinar a facadas um motorista de Uber, de 52 anos, na noite desse domingo, dia 30, no Polo Heliópolis, aqui em Garanhuns.

Danilo Erlon de Almeida Lopes, de 19 anos, foi localizado em uma residência na rua da Pipoca, no bairro Boa Vista. Ele foi preso acusado de matar a facadas o motorista de aplicativo José Ferreira da Silva. 

De acordo com o Portal Agreste Violento, imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o FIAT Siena da Vítima invade o Polo Heliópolis e colide no acostamento. Em seguida, o Assassino desce do carro e aplica mais golpes na Vítima, que morreu no local.

Após ser preso, Danilo Erlon confessou, durante interrogatório na 22ª Delegacia de Homicídios, que matou o Cidadão com o objetivo de roubar seus pertences. Ele deve ser apresentado em audiência de custódia nessa terça-feira, dia 1º. (Com informações e imagens do Portal Agreste Violento. CONFIRA)

PREOCUPAÇÃO DE BOLSONARO COM O AGRESTE MERIDIONAL: Thiago Paes ressalta Importância da Visita dos Ministros a Garanhuns

O vereador Thiago Paes (DEM), que é ligado politicamente ao Presidente Jair Bolsonaro, vem repercutindo nas redes sociais a visita dos Ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado, a Garanhuns, nesse domingo, dia 30.


“Os Ministros atenderam ao nosso pedido e ampliaram a agenda até Garanhuns. Aqui, os representantes do Presidente Bolsonaro conheceram a realidade do Município e receberam as reivindicações do Prefeito Sivaldo Albino. Também aproveitamos para solicitar equipamentos e insumos, além da habilitação de mais 10 leitos de UTI para atender exclusivamente os cidadãos de Garanhuns infectados pelo Vírus e que necessitarem desse tratamento”, registrou Thiago Paes.

 

Ainda segundo Paes, durante o encontro que aconteceu na sede da Prefeitura, os Ministros Queiroga e Machado registraram a preocupação do Presidente Bolsonaro com a situação de Garanhuns e do Agreste Meridional. 

“O Ministro se mostrou sensível as demandas de Garanhuns e certamente vai auxiliar o Município nesse momento difícil”, garantiu o Parlamentar, que complementou: “a visita dos Ministros foi importantíssima para Garanhuns e mostra o nosso empenho e dedicação. Vamos acompanhar junto ao Ministério o pronto atendimento das necessidades do Município, para que possamos salvar vidas”, finalizou Thiago Paes, que esteve visitando a Unidade de Tratamento COVID-19, a UPA COVID, junto ao Prefeito Sivaldo Albino ao final da agenda ministerial. (Informe Publicitário - com Informações e Imagens da Assessoria)

“VEIO COM A MÃO ABANANDO”: Durante visita a Garanhuns, Ministro da Saúde não traz nada de Material, nem deixa Promessa do Cumprimento de Nada, registra Vice-presidente Regional do COSEMS

Apesar do esforço do vereador Thiago Paes (DEM) em incluir Garanhuns na agenda do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o resultado da visita do auxiliar do presidente Bolsonaro não agradou, sobretudo por não trazer, nem sinalizar, ações que auxiliem o Município na luta contra a COVID-19. 

A agenda aconteceu na tarde de ontem, dia 30, na sede da Prefeitura e também contou com a presença do Ministro do Turismo, Gilson Machado. Antes, Queiroga esteve em Gravatá, Bezerros, Caruaru, Toritama e em Santa Cruz do Capibaribe, onde também não fez sinalizações concretas, sobretudo quanto ao principal pedido: mais doses de vacinas.

Dentre as solicitações feitas pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e pela secretária de Saúde, Catarina Tenório, ao Ministro, destaque para a ampliação do número de testes para diagnóstico da COVID-19; aporte de oxigênio e de Kit´s de Intubação, em virtude de o Município possuir pacientes intubados em leitos clínicos de enfermaria, aguardando disponibilidade de leitos de UTI e a habilitação para custeio dos dez leitos de UTI adulto implantados na Unidade de Tratamento COVID-19, em março passado, e principalmente o envio de mais vacinas para Garanhuns. 

Já o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), entre outras reivindicações, registrou a necessidades da ampliação no numero de doses de vacinas para o Agreste Meridional, fato também ratificado em documento da CODEAM. Para conferir o teor dos Ofícios recebidos pelo Ministro da Saúde clique AQUI.

“O Ministro da Saúde não fez essa promessa, inclusive disse que isso era algo a ser procurado e buscado aqui no Estado de Pernambuco. Mas só que o Estado já recebe as vacinas pelo Ministério da Saúde e o quantitativo é o mesmo. Então, assim fica difícil para o próprio Estado tirar doses de vacina de outras regiões de Saúde e transferir essas doses adicionais para o Agreste. É uma pactuação difícil de acontecer!”, observou Marco Calado Filho, vice-presidente Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), durante entrevista ao programa “O Arraiá do Gláucio Costa”, da Marano FM, na manhã desta segunda-feira, dia 31. “A gente quer ações efetivas, reais e materiais (...); infelizmente o Ministro veio, no linguajar popular, com a mão abanando! Não trouxe nada de material, nem deixou uma promessa do cumprimento de nada”, complementou o Vice-presidente Regional do COSEMS-PE.

A POSIÇÃO DO MINISTRO - “O Programa Nacional de Imunizações avaliará o pedido dos Prefeitos para que mais doses de vacina contra a COVID-19 sejam encaminhadas à Região. Esse é um pleito comum de muitas cidades do País. Mas independente dessa demanda específica, no mês de junho, nós já temos garantidas mais de 40 milhões de vacinas para todo o Brasil", pontuou Marcelo Queiroga ao final da agenda na Prefeitura de Garanhuns. 

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA A AVALIAÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE GARANHUNS QUANTO A VISITA DO MINISTRO DA SAÚDE:


>>> OPORTUNIDADE DE ALUGUEL EM GARANHUNS. 

Casa disponível para fins comerciais e residência, com excelente localização, próximo a Igreja de Santa Terezinha, no bairro Magano. Reforme o Imóvel e tenha até 6 meses de Carência no Aluguel. 

PRA SABER MAIS, CHAME A MANO IMÓVEIS NO ZAP: (87) 99926-0223. 




49 MORTES CONFIRMADAS EM MAIO: Estudo esclarece Avanço da COVID-19 e sinaliza que Diminuição na Circulação das Pessoas; Ampliação da Testagem e mais Vacinas podem tirar Garanhuns desta Triste Realidade

Estudo realizado pelo Blog do Carlos Eugênio, com base nos boletins diários divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde sinalizam que para barrar o avanço da COVID-19 e evitar o aumento no número de mortes ligadas a doença, Garanhuns precisa adotar medidas urgentes, dentre elas a diminuição na circulação das pessoas; a ampliação da testagem dos que apresentam sintomas da COVID-19, assim como agilizar o processo de vacinação.


Para que se tenha uma ideia da gravidade do momento, nos últimos trinta dias (de 30 abril a 30 de maio) houve o registro de 2.327 novos casos de COVID-19 aqui em Garanhuns. Todavia, esses números podem não refletir a realidade, haja vista que apenas 701 testes foram realizados pela Rede Municipal de Saúde no período, uma média de pouco mais de 23 testes por dia, o que pode dar margem para subnotificações. Ainda entre os dias 30 de abril e 30 de maio, o percentual de recuperados da doença caiu de 88 para 81%, sendo registradas 1.254, recuperações, ante 2.327 pessoas infectadas.

Já o percentual de vacinação avança, todavia a passos lentos. Em 30 de abril, 14,82% dos garanhuenses haviam recebido a 1ª dose da vacina. Já em 30 de maio, o percentual subiu para 22,28%, um acréscimo de 7,46%, refletidos em mais 10.436 pessoas vacinadas.

Todavia os números que mais assustam e que alertam para a necessidade de adoção de medidas urgentes é o de mortes relacionados a complicações pela COVID-19. É que nos últimos 30 dias, foram registrados 49 óbitos pela doença aqui em Garanhuns. Além disso, a causa morte de outras 36 pessoas, que segue sob investigação da Vigilância Epidemiológica do Município, pode elevar ainda mais essa triste realidade.    

PROVIDÊNCIAS – A realidade atual mostra que apesar de a ampliação no número de Leitos de UTI para tratamento de pacientes graves com COVID-19, se não houver a diminuição no contágio, o quadro tende a piorar. Dentre as medidas adotadas pela Prefeitura de Garanhuns para tentar conter o avanço da COVID-19 está a adoção de restrinções mais rígidas a partir dessa terça-feira, dia 1º.

Entre as medidas, a de maior destaque está relacionada a proibição da venda de bebidas alcoólicas na Cidade. É que apesar de os bares e restaurantes estarem fechados, é fato que diversas pessoas, independente de classe social, faixa etária ou renda, estão se reunindo para promover pequenas comemorações em suas propriedades, gerando perigosas aglomerações. Outro fato comprovado é a resistência das pessoas em utilizar máscaras, sobretudo nos bairros periféricos e da forma correta, cobrindo totalmente o nariz e a boca. Para conferir as novas medidas clique AQUI

Vale registrar que essas medidas precisam ter um caráter regional, já que como Garanhuns é a cidade polo do Agreste Meridional, recebe diariamente pessoas de várias cidades, cuja realidade não difere da vivenciada no Município.    

Outra providência, que inclusive já estaria atrasada, diz respeito a ampliação da testagem. É que com a detecção de novos infectados já se inicia o isolamento, impedindo que outras pessoas sejam infectadas. De acordo com informações apuradas pelo Blog, a Secretaria de Saúde fechou, na última semana, a compra de 15.000 unidades de testes sorológicos IgG/IgM, destinados ao diagnóstico de pacientes com sintomas da COVID-19 no Município

Todavia, essa testagem também precisa ser descentralizada, já que o Posto de Coleta e a Casa COVID seguem promovendo aglomerações pela quantidade de pessoas que buscam o serviço, sobretudo por conta da demora na entrega de resultados e na falta de estratégias que permitam essa informação de forma não presencial, como por exemplo, via e-mail, WhatsApp ou consulta remota no site da Prefeitura.

Já em relação a vacinação, durante a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na tarde de ontem, dia 30, foi solicitada a ampliação do número de doses, todavia, apesar da presença da maior autoridade em saúde do País na Cidade, não houve qualquer posição concreta de que o pleito do Prefeito Sivaldo Albino (PSB) será atendido pelo Governo Federal.  

domingo, 30 de maio de 2021

PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19: Proibição da Venda de Bebidas Alcoólicas e outras Medidas restritivas são Adotadas em Garanhuns

Atualizada as 8h, de 31/05/2021: 

Agora é Oficial. Diante do aumento considerável nos casos positivos e nas mortes relacionadas a COVID-19 aqui em Garanhuns, a Prefeitura endureceu ainda mais as medidas restritivas no Município.

A partir dessa terça-feira, dia 1º, e até o domingo, dia 6, estará proibida a comercialização de bebidas alcoólicas na Cidade, inclusive via delivery, como também em supermercados, mercadinhos, restaurantes, lanchonetes e similares. Estabelecimentos voltados ao comércio atacadista de alimentos, também estão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas de forma presencial, por entrega em domicílio ou em pontos de coleta.

Os Transportes Alternativos vindos da Região também estarão proibidos de realizar os serviços de embarque e desembarque na Cidade, assim como o funcionamento de concessionárias de veículos; lojas de material de construção; informática; autopeças e oficinas também não estão autorizadas neste novo período. As atividades relacionadas a construção civil também sofrerão paralização. 

Já o comércio atacadista na CEAGA só funcionará até a sexta-feira, dia 4, ficando proibidas a realização de feiras e o funcionamento e comercialização de quaisquer produtos no Mercado 18 de Agosto. A expectativa é que com o endurecimento das medidas, a fiscalização também seja mais intensa em todo o Município. 

De acordo com o Painel Coronavírus, mantido pelo Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/), Garanhuns já registrou desde o início da Pandemia, 210 óbitos por COVID-19. Só neste mês de maio, já foram confirmadas mais de 40 mortes pela doença no Município. Além disso, o número de infectados pelo Novo Coronavírus também cresceu de forma assustadora nos últimos 15 dias. 

“Precisamos de uma resposta rápida para impedir que o vírus continue se multiplicando em Garanhuns e região, e isto só se dará diminuindo o contato entre as pessoas. Estamos abrindo mais leitos de UTI, mas se não barrarmos o avanço do vírus, de nada adianta. A população deve entender que a luta contra a COVID-19 é de todos, por isto é importante ficar em casa, proteger a família e tomar os cuidados preventivos”, registrou o Prefeito Sivaldo Albino. Para baixar o Decreto Municipal nº 048/2021 clique AQUI.

>>>> OPORTUNIDADE DE ALUGUEL 

Casa para fins residenciais e comerciais em frente a UPE/Campus Garanhuns. Reforme o imóvel e tenha até 6 meses de Carência no Aluguel. 

PRA SABER MAIS, CHAME A MANO IMÓVEIS NO ZAP: (87) 99926-0223. 


 

 

REIVINDICAÇÕES: Sivaldo cobra Mais Vacinas para Garanhuns durante Agenda com Ministro da Saúde

A visita dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado, a Garanhuns na tarde deste domingo, dia 30, foi marcada pela apresentação da situação no Município e no Agreste Meridional em relação a pandemia, bem como de pedidos por mais doses da vacina contra a COVID-19.


Os Ministros foram recebidos pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e pelos vereadores Johny Albino, Thiago Paes, Damásio Cardoso, Alcindo Correia, Matheus Martins e Nelma Carvalho, entre outros. A agenda realizada na sede da Prefeitura também foi marcada pela presença dos deputados Fernando Rodolfo (federal) e Priscila Krause (estadual), além de Secretários Municipais e de membros da Imprensa. O secretário de Saúde de Caetés, Marco Calado Filho, que atua como presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), também prestigiou a visita Ministerial.

Assim como aconteceu em Gravatá, Bezerros, Caruaru, Toritama e em Santa Cruz do Capibaribe, aqui em Garanhuns, os representantes do Governo Bolsonaro, sobretudo o Ministro da Saúde, recebeu demandas relacionadas a destinação de mais testes, insumos, como oxigênio e kits de entubação, EPIs, e, principalmente, vacinas.


“O Programa Nacional de Imunizações avaliará o pedido dos Prefeitos para que mais doses de vacina contra a COVID-19 sejam encaminhadas à Região. Esse é um pleito comum de muitas cidades do País. Mas independente dessa demanda específica, no mês de junho, nós já temos garantidas mais de 40 milhões de vacinas", pontuou Queiroga, garantindo que o presidente Bolsonaro vai assinar um acordo de transferência de tecnologia entre a indústria AstraZeneca e o Fiocruz no próximo dia 1º, para que o Brasil possa ampliar a autonomia na produção de vacinas. Ainda segundo o Ministro, há negociações com outras farmacêuticas, como a Jansen, que garantirá “a antecipação de doses para trazermos respostas mais rápidas à sociedade", comentou Marcelo Queiroga. 

"Nós encaminhamos solicitações ao Ministério, sobretudo relacionadas a ampliação das doses da vacina para Garanhuns e o Ministro se colocou à disposição, tanto da Prefeitura, quanto da CODEAM, para que possamos avançar nas necessidades do Município e da Região”, registrou o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino ao final da Agenda.  

CONHEÇA E PARTICIPE: Associação no Vale do Mundaú realiza Campanhas e Auxilia Famílias Carentes de Garanhuns

A Associação de Moradores do Vale do Mundaú (AMOVAMG), cuja sede fica localizada ao lado da Capela do Vale do Mundaú, nas proximidades do Cemitério São Miguel, vem realizando campanhas solidárias cuja meta é beneficiar famílias carentes, que residem naquela comunidade e em outras localidades de Garanhuns. 


“Mantemos um ponto de ponto de arrecadação, em que recebemos alimentos; material de limpeza; álcool; roupas; calçados e outros. Tudo é importante e sempre tem alguém necessitando, esperando uma doação”, registra Edjane Souza, que preside a AMOVAMG e que há vários anos promove um importante trabalho social aqui em Garanhuns, inclusive com a oferta semanal de um sopão, que alimenta diversas famílias no Vale do Mundaú.

Mas além de arrecadar donativos, a AMOVAMG também vem promovendo uma ‘Corrente do Bem’, marcada pela participação de padrinhos e voluntários, cujas doações são revertidas no custeio das atividades da Associação. “Sua doação é extremamente importante para nós. Através dos valores doados você estará colaborando diretamente para que possamos manter ativa nossas atividades, como o sopão, por exemplo, para assim conseguir ajudar e dá suporte as famílias do Vale do Mundaú e de comunidades vizinhas”, explica Edjane Souza.

A Corrente do Bem funciona através de doações, via PagSeguro, de valores mensais de R$ 10; R$ 20; R$ 50 e R$ 100, em que, através do cartão de crédito, o padrinho autoriza o débito no valor do plano escolhido, que pode ser cancelado a qualquer momento. Outra vantagem da Corrente do Bem é que o doador não precisará ir levar sua doação, pois esta acontecerá automaticamente. “Somando os valores de todos os padrinhos da Campanha, a Associação poderá se programar em suas necessidades mensais e viabilizar novas doações, sobretudo de alimentos, que é a maior necessidade das famílias neste momento”, complementa Edjane Souza.

Para mais informações sobre a Corrente do Bem, bem como quanto as ações da Associação de Moradores do Vale do Mundaú (AMOVAMG), acesse: https://sites.google.com/view/amovamg; envie e-mail para amovamg@gmail.com ou entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (87) 99634-3409. Clique AQUI ou AQUI para acessar as redes sociais da AMOVAMG. 

VACINA JÁ: Garanhuenses promovem Manifestação contra Governo Bolsonaro

O sábado, dia 29, foi marcado por manifestações contra o governo Bolsonaro em todo o Brasil. Em diversas partes do País, sobretudo nas Capitais, grupos cobraram vacinas contra a COVID-19;  reivindicaram o impeachment do Presidente; pediram o retorno do Auxílio Emergencial e demostraram repúdio contra a política econômica do País.

No Recife, os Grupos se reuniram na Praça do Derby. Eles seguiram em caminhada para a Avenida Conde da Boa Vista, na mesma Região. A via foi interditada nos dois sentidos. Para dispersar o ato, que gerou aglomeração, a Polícia Militar atirou balas de borracha, usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo contra os participantes. A vereadora recifense Liana Cirne (PT) chegou a ser agredida e pelo menos dois homens, atingidos por balas de borracha disparadas por policiais, correm o risco de perder a visão. O Governador Paulo Câmara (PSB) determinou o afastamento do Oficial que comandou a ação.

 

Aqui em Garanhuns também houveram mobilizações. Um pequeno grupo, composto na maioria por pessoas jovens, esteve no Centro da Cidade e com faixas e cartazes contrários ao Presidente, sobretudo atribuindo-lhe a responsabilidade pelas mortes por COVID-19 seja pela “omissão na compra de vacinas” ou por “apostar na imunidade de rebanho ao não tomar providências para conter o Vírus”, cantaram e gritaram palavras de ordem, no espaço Luiz Jardim e nos semáforos localizados defronte a agência da Caixa e a Iza Calçados. Também foram promovidas lives e colagem de lambe-lambes em diversos pontos da Cidade. 

Os Grupos ainda afixaram faixas na entrada da Cidade e no viaduto que liga as BR´s 423 e 424, nas imediações do bairro do Magano. Não houve registro de incidentes durante a movimentação aqui em Garanhuns.