sexta-feira, 28 de maio de 2021

COVID-19: Ministério da Saúde autoriza Vacinação de Pessoas a partir de 18 anos, mas frisa que Doses para Grupos Prioritários devem ser Mantidas

Nesta sexta-feira, dia 28, o Ministério da Saúde anunciou a antecipação da vacinação contra a COVID-19 para os profissionais da educação por ordem de prioridade e já autorizou, paralelamente, população geral, entre 18 e 59 anos, por ordem decrescente de faixa etária. A mudança ocorre porque Estados e Municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação. 

"Essa nova estratégia deve ser implementada em paralelo aos demais grupos já contemplados. Notamos uma lentidão na vacinação de alguns grupos, principalmente das pessoas com comorbidades e com deficiência. No atual momento epidemiológico, não podemos deixar primeiras doses paradas. Isso não é prudente. Então, diante da baixa procura, e também das expectativas de chegada semanal do insumo, podemos avançar para os demais essenciais inclusos no plano e já iniciar os adultos com 59 anos", frisou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela COVID-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. É que as creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de crianças, como também garantem a segurança alimentar na infância. A ordem de prioridade dos profissionais da educação será a seguinte: creches;  pré-escolas; ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior. (Com informações do JC Online. CONFIRA)