Dois áudios que circulam no aplicativo WhatsApp dão conta que as Variantes P1 e P2, do Novo Coronavírus, estariam ativas aqui em Garanhuns, sendo o principal motivo das novas contaminações e recentes mortes por COVID-19 no Município. Em um dos áudios, um homem garante que a Câmara de Vereadores teria trazido essa informação. Os autores de ambos os áudios não se identificaram no momento da gravação.
Em contato com a Assessoria da Câmara de Garanhuns foi negada qualquer afirmação nesse sentido. O Blog do Carlos Eugênio também manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que garantiu não possuir registros oficiais e/ou confirmação, via laboratório e através de qualquer Órgão de Saúde Pública a respeito do assunto.
Todavia é grande a possibilidade que a Variante P1 deva estar convivendo entre os Garanhuenses. Em entrevista coletiva concedida no último dia 6, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a Pasta teria recebido um relatório de vigilância genômica do Novo Coronavírus, com dados de fevereiro, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que mostra a predominância da variante P1 do vírus, aqui no Estado. De acordo com Longo, a imensa maioria das amostras coletadas pela Fiocruz em fevereiro para análise, em diversas cidades do Estado (Garanhuns não estava entre elas), mostrou infecções pela Nova Cepa. O Secretário alegou ainda que a Saúde Estadual aguarda por dados mais recentes da Fiocruz.
Questionado se o estudo revelou a possibilidade de Pernambuco estar lidando com outra variante, como a P2 ou a N9, ainda mais novas e transmissíveis que a P1, André Longo afirmou que não. “A gente não acredita que haja uma nova variante, a gente acredita que o que a gente está vivendo hoje é efeito dessa variante, a P1, que a gente já tinha detectado em amostras de janeiro e agora vê que ela já era predominante em fevereiro, quase 80% das amostras predominando a P1”, explicou o secretário André Longo. (Blog do Carlos Eugênio, com informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)