quinta-feira, 20 de maio de 2021

NOVA CEPA: Variante P1 do Coronavírus já Predomina em Pernambuco, porém Áudios que circulam em Garanhuns não tem Base Científica

Dois áudios que circulam no aplicativo WhatsApp dão conta que as Variantes P1 e P2, do Novo Coronavírus, estariam ativas aqui em Garanhuns, sendo o principal motivo das novas contaminações e recentes mortes por COVID-19 no Município. Em um dos áudios, um homem garante que a Câmara de Vereadores teria trazido essa informação. Os autores de ambos os áudios não se identificaram no momento da gravação. 

Em contato com a Assessoria da Câmara de Garanhuns foi negada qualquer afirmação nesse sentido. O Blog do Carlos Eugênio também manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que garantiu não possuir registros oficiais e/ou confirmação, via laboratório e através de qualquer Órgão de Saúde Pública a respeito do assunto.

Todavia é grande a possibilidade que a Variante P1 deva estar convivendo entre os Garanhuenses. Em entrevista coletiva concedida no último dia 6, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a Pasta teria recebido um relatório de vigilância genômica do Novo Coronavírus, com dados de fevereiro, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que mostra a predominância da variante P1 do vírus, aqui no Estado. De acordo com Longo, a imensa maioria das amostras coletadas pela Fiocruz em fevereiro para análise, em diversas cidades do Estado (Garanhuns não estava entre elas), mostrou infecções pela Nova Cepa. O Secretário alegou ainda que a Saúde Estadual aguarda por dados mais recentes da Fiocruz. 

Questionado se o estudo revelou a possibilidade de Pernambuco estar lidando com outra variante, como a P2 ou a N9, ainda mais novas e transmissíveis que a P1, André Longo afirmou que não. “A gente não acredita que haja uma nova variante, a gente acredita que o que a gente está vivendo hoje é efeito dessa variante, a P1, que a gente já tinha detectado em amostras de janeiro e agora vê que ela já era predominante em fevereiro, quase 80% das amostras predominando a P1”, explicou o secretário André Longo. (Blog do Carlos Eugênio, com informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)