sexta-feira, 14 de maio de 2021

LAGOA DO OURO: Vereadores oficializam Prefeito e cobram Providências Urgentes para Impedir a Disseminação e Contágio pelo Novo Coronavírus

Os vereadores Lenivaldo Barros (PSB); Fábio Leite (PSB); Espedido Paulino (PSB); Ageilza Couto (PSB) e Josias do Povo (PSL), todos que integram a Bancada de Oposição na Câmara de Lagoa do Ouro, protocolaram Ofício junto a Prefeitura daquele Município, reivindicando providências do Prefeito Edson Lopes (PP), o popular Quebra Santo, quanto às medidas para impedir a disseminação e contágio pelo Novo Coronavírus naquele Município.

De acordo com o documento assinado pelos Vereadores, a situação da pandemia em Lagoa do Ouro está “sem controle” e um “caos total”. Ainda de acordo com o Ofício, existem registros de que “o Hospital tem apenas um Médico atendendo quem é e não é do COVID-19; funcionários laborando em ambos os setores, com possibilidade de se tornarem disseminadores do vírus; a população carente sem qualquer assistência na área de higienização; falta de distribuição de máscaras e álcool em gel com a população e em prédios públicos, culminando, em razão dessa paralisia administrativa, na contaminação, a cada momento, de várias famílias”, registra trecho do expediente protocolado na Prefeitura nessa quinta-feira, dia 13. 

Diante dos “problemas” registrados, os Vereadores reivindicaram, em caráter de urgência, que o Prefeito implemente diversas providências, dentre elas a constituição de uma “força tarefa para realização de ações de higienização das praças e avenidas”; instale um “setor específico para atendimento e tratamento de pacientes com COVID-19”; promova a distribuição de máscaras e álcool em gel para a população e realize ações de orientação sobre utilização correta das máscaras e da realização do higiene pessoal. Ainda de acordo com os Parlamentares é fundamental a instalação de “barreiras sanitárias nos principais acessos da Cidade”, bem como a disponibilidade de “medicação para o tratamento dos pacientes acometidos pela COVID-19” e o remanejamento da feira livre para a praça de eventos, “devido ao espaço ser amplo para melhor organização e acomodação dos feirantes”. 

O Blog buscou contato com o Prefeito Edson Lopes e com a Prefeitura de Lagoa do Ouro para que comentassem as posições e solicitações dos Vereadores, mas não obtivemos resposta. Seguimos a disposição, através do WhatsApp (87) 99802-3284 ou via e-mail: ceug2003@yahoo.com.br para receber e publicar a posição do Governo Municipal de Lagoa do Ouro. 

NÚMEROS DA COVID-19 EM LAGOA DO OURO - Numa pesquisa realizada pelo Blog do Carlos Eugênio com base nos boletins divulgados pela Prefeitura de Lagoa do Ouro, constata-se que entre os dias 13 de abril e 13 de maio, o número de infectados no Município pulou de 215 para 390, um aumento superior aos 80%. Já o número de recuperados também foi significativo. Dos 390 doentes por COVID-19, 359 já se recuperaram da doença, um percentual superior aos 92%. No mesmo período, um óbito foi confirmado no Município. 

O número de testes realizados para detecção da doença também é expressivo. Segundo dados da Vigilância em Saúde local, nos últimos trinta dias, a quantidade de testes passou de 276, em 13 de abril, para 735, em 13 de maio. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram aplicadas 3.029 doses da vacina contra a COVID-19, sendo 1.981 referentes a 1ª dose e 1.048 complementando a imunização com a 2ª dose.