quarta-feira, 19 de maio de 2021

Governo do Estado garante Ampliação dos Leitos de COVID-19 em Garanhuns

Durante reunião virtual junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o secretário Estadual Adjunto de Saúde, Humberto Antunes, garantiu que o Estado vai ampliar os leitos COVID aqui em Garanhuns. Apesar de não registrar a data em que esses novos leitos entrarão em operação, o representante do Governador Paulo Câmara, assegurou que “até segunda-feira”, informará como se dará essa ampliação.

A reunião foi convocada pelo 1º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Domingos Sávio e também contou com as presenças da secretária Municipal de Saúde, Catarina Tenório; do empresário José Tinoco Filho, diretor da Casa de Saúde Perpétuo Socorro; do diretor médico do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), Dr. Paulo Mendonça; além de membros do MPPE e advogados dos participantes.  

Segundo o Promotor Domingos Sávio existe a necessidade de ampliação imediata dos leitos de COVID, especialmente de UTI, aqui em Garanhuns. “Em face do quadro atual, entendemos que cabe ao Estado a ampliação desses leitos, seja na Casa de Saúde Perpétuo Socorro, que informou ter espaço disponível para ampliação; no Hospital Regional Dom Moura, na UPAE, ou em outro local”, alertou o representante do MPPE.

De acordo com o diretor médico do HRDM, Paulo Mendonça, o Hospital Dom Moura tem espaço e disponibilidade para ampliar os leitos, havendo necessidade apenas de contratar equipe, além da disponibilidade dos equipamentos por parte do Estado (respiradores, monitores, bombas de infusão e camas). 


A solução via HRDM sinaliza ser a mais rápida neste momento, já que segundo a Casa de Saúde Perpétuo Socorro, para viabilizar a montagem de novos leitos, mesmo a Unidade tendo capacidade, será preciso que o Governo do Estado venha amortizar uma dívida estimada em R$ 5 milhões de reais para com a Empresa Garanhuense. O passivo, segundo o Hospital é relativo à falta de repasses do Estado, alguns desde 2015, e podem, inclusive, gerar a descontinuidade do serviço prestado de 10 dos 30 leitos de UTI disponíveis aqui em Garanhuns. “Nos últimos dias, houve sinalização da Secretaria Estadual de Saúde que quitaria esse passivo e tinha interesse na ampliação dos leitos COVID”, registrou o empresário José Tinoco Filho, durante a reunião virtual do MPPE.

MORTES POR COVID-19 EM GARANHUNS – Enquanto se aguarda a posição do Governo Estadual em relação a necessidade urgente de novos leitos no Município, segundo dados do portal https://covid.saude.gov.br/, mantido pelo Ministério da Saúde e que reúne informações de todo o Brasil sobre a Pandemia, Garanhuns já registrou, até as 19h de hoje, dia 19, 184 óbitos por COVID-19.