quinta-feira, 13 de maio de 2021

GARANHUNS: Secretaria de Saúde abre Processo para Compra de Exames da COVID-19

 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns está convocando empresas do ramo e interessadas em apresentar Cotação de Preços, visando a compra parcelada de Testes Sorológicos COVID-19 IgG/IgM e Teste Antígeno COVID-19 do tipo iCHROMA. De acordo com a Pasta, a aquisição é um procedimento de rotina do Município para que os Centros de Testagem se mantenham abastecidos. A Convocação está publicada no Diário Oficial dos Municípios de ontem, dia 12.


Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o Município dispõe de testes do tipo SWAB rápido e RT-PCR, este último cuja amostra coletada é enviada para análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), em Recife. Para realizar a testagem, basta que o paciente, após atendimento Médico e com a solicitação do teste, se dirija até o Posto de Coleta, localizado na avenida David Jorge Rodrigues, nº 700, em Heliópolis. Também é possível que o paciente faça o teste sorológico diretamente no Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19, após avaliação médica.

TESTES REALIZADOS – Numa pesquisa realizada pelo Blog do Carlos Eugênio, a partir dos Boletins COVID-19 emitidos pela Secretaria de Saúde, constatou-se que Garanhuns realiza, em média, 27 testes COVID-19 por dia. Segundo o estudo, entre os dias 12 de abril e 12 de maio, foram realizados 822 testes pela Rede Municipal de Saúde.

DEMORA NA ENTREGA DOS RESULTADOS – E nessa quarta-feira, dia 12, durante a reunião semanal da Câmara de Garanhuns, o vereador Gersinho Filho (PTB) chamou a atenção para, segundo ele, a demora na entrega de resultados dos testes de COVID-19 aqui em Garanhuns. “Existem relatos de pessoas que passam mais de oito dias para receber o resultado do Exame da COVID-19 e muitos voltam a trabalhar sem ter recebido o resultado do Exame, podendo ainda estar transmitindo o Vírus”, chamou a atenção o Parlamentar, cobrando uma solução para o problema.