quarta-feira, 19 de maio de 2021

“TUMULTUOU O FLUXO DE ATENDIMENTOS E CONSTRANGEU SERVIDORES”: Secretaria de Saúde aciona Ministério Público para apurar Postura de Vereador durante Fiscalização a Casa COVID. Gersinho se Pronuncia sobre Assunto

Atualizada as 16h30min, de 19/05/2021: 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns vai acionar o Ministério Público de Pernambuco para que apure a postura adotada pelo Vereador Gersinho Filho (PTB), por ocasião de uma ação de fiscalização no Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19 (Casa Covid), localizada na avenida Rui Barbosa.

É que em Nota distribuída a Imprensa, a Pasta registrou que o Parlamentar, que integra o grupo de oposição ao Governo de Garanhuns, num ato de “sensacionalismo e movido por fins políticos, tumultuou o fluxo de atendimentos e constrangeu servidores que atuam no Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 (Casa Covid)”. Ainda de acordo com a Nota, Gersinho teria “Intimidado” os servidores do Equipamento Público, ato que segundo a Secretaria de Saúde “também prejudicou os atendimentos realizados pela equipe”.

“A Secretaria de Saúde destaca ainda que reconhece o papel fiscalizatório que compete ao Parlamentar. Mas que o mesmo, não deve ser confundido com atitudes desrespeitosas para constranger qualquer servidor público em exercício de sua função”, registrou a Pasta Municipal em outro trecho da Nota que pode ser conferida na Integra clicando AQUI.

GERSINHO FILHO – Em vídeos veiculados nos stories do seu Instagram (acesse acima), o vereador Gersinho Filho classificou como “falta de respeito tremenda”, em plena Pandemia, o fato de a Casa COVID abrir, apenas, a partir das 12h, de segunda a sexta-feira, para realizar o atendimento dos cidadãos que apresentam sintomas da doença. Ainda em outro trecho do Vídeo, Gersinho confirma ter ido até o Órgão Municipal para “reclamar” o fato de que as pessoas estavam do lado de fora, “na chuva” aguardando a abertura do Espaço.

Após ter conhecimento das posições da Prefeitura, em pronunciamento na Internet, Gersinho garantiu não ter constrangido e nem desrespeitado a funcionária da limpeza do espaço, que segundo Ele, foi a “única” servidora que teria abordado no momento em que entrou no Espaço. “Se acostumem com a minha presença, pois será constante! Vou continuar fiscalizando, fazendo o que tenho que fazer e sou pago para fazer”, chamou a atenção o Parlamentar. “Vou convocar essa funcionária para prestar esclarecimentos, para provar que de fato eu não cometi nenhum ato que viesse constranger qualquer funcionário”, complementou Gersinho Filho. O Parlamentar também emitiu uma Nota de Esclarecimento que pode ser conferida clicando AQUI.  

ESCLARECIMENTO - Ainda na Nota distribuída à Imprensa, a Secretaria de Saúde esclareceu que a Casa COVID-19 “funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 20h, e recebe pacientes com queixas de sintomas semelhantes aos da COVID-19”, cumprindo o previsto em Portaria do Ministério da Saúde. A Pasta também esclareceu que “por ser um local onde há circulação do vírus Sars-Cov-2, a Unidade passa diariamente por diversos ciclos de higienização, antes do início e após o término dos atendimentos. Desta forma, a recomendação da Secretaria de Saúde é que os pacientes procurem o serviço durante o horário de funcionamento da Unidade”.

Vale registrar que desde que foi inaugurado em agosto do ano passado, ainda durante a Gestão de Izaías Régis, e também durante a Pandemia, o Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19 sempre funcionou das 12 às 20h (relembre clicando AQUI).


 >>> CASAS NO CIDADE DAS FLORES

- Com três quartos, sendo 1 Suíte; Sala; Cozinha; Área de Serviço e com duas vagas na garagem.

QUER SABER MAIS? LIGA PARA A MANO IMÓVEIS:

(87) 99926-0223 (ZAP) e 3764-1088.

  

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns vem a público por meio de nota repudiar a postura do vereador Gerson Filho, que nesta terça-feira (18), em ato de sensacionalismo e movido por fins políticos, tumultuou o fluxo de atendimentos e constrangeu servidores que atuam no Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 (Casa Covid).

A pasta esclarece que a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, e recebe pacientes com queixas de sintomas semelhantes aos da Covid-19. Cumprindo assim, com o previsto na portaria nº 1.445, de 29 de maio de 2020, do Ministério da Saúde, que institui os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.

Por ser um local onde há circulação do vírus Sars-Cov-2, a unidade passa diariamente por diversos ciclos de higienização, antes do início e após o término dos atendimentos. Desta forma, a recomendação da Secretaria de Saúde é que os pacientes procurem o serviço durante o horário de funcionamento da unidade.

Após o episódio, a Secretaria de Saúde formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o intuito de que os fatos sejam apurados. Considerando que o os servidores em questão foram constrangidos e intimidados pelo referido vereador, em alto que também prejudicou os atendimentos realizados pela equipe.

A Secretaria de Saúde destaca ainda que reconhece o papel fiscalizatório que compete ao parlamentar. Mas que o mesmo, não deve ser confundido com atitudes desrespeitosas para constranger qualquer servidor público em exercício de sua função.

Secretaria de Saúde de Garanhuns.

________________________________________________________________________________


NOTA DE ESCLARECIMENTO – VEREADOR GERSINHO FILHO 

Ontem (18), me surpreendi ao ver que a Secretaria de Saúde através do perfil oficial da Prefeitura Municipal de Garanhuns no Instagram, @prefgaranhuns, emitiu uma nota proferindo inverdades ao meu respeito. 

É bem verdade que realizei uma fiscalização no Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19, popularmente conhecida como Casa COVID, mas em momento algum, agi de forma desrespeitosa ou sensacionalista. 

Ao verificar que cidadãos, sintomáticos ao vírus Sars-Cov-2, estavam do lado de fora do Centro de Atendimento, tomando chuva e sol, em pé e sem nenhum tipo de amparo, adentrei na tentativa de entender o que estava acontecendo e para saber o motivo daquelas pessoas não terem acesso as instalações do imóvel. 

Sempre presei pelo respeito ao próximo, independente de posicionamento político, tratando à todos com muita educação, conforme pode ser comprovado por todos os que lá estavam presentes. Eleito pela quarta vez vereador, desta última, como o vereador mais votado do Agreste Meridional com 2.130 votos, continuarei a fiscalizar o Município, sempre com respeito ao servidor e a população de Garanhuns. 

Por fim, peço a Secretaria de Saúde do nosso Município, que não tente ludibriar os cidadãos de Garanhuns, que haja com a verdade, sempre de forma democrática e sem motivação política, pois a minha visita as unidades de saúde se tornarão cada vez mais frequente. 

Me coloco novamente à disposição da sociedade Garanhuense, a quem devo o meu mandato. Meu gabinete está aberto a qualquer um que deseje, meu telefone é o mesmo e as minhas redes sociais estarão sempre prontas para atender o anseio de quem quer que precise. 

Gersinho Filho, vereador de Garanhuns.