sábado, 29 de maio de 2021

COVID-19: Garanhuns vive o Mês mais Crítico desde o início da Pandemia e Prefeitura intensifica Ações em Combate ao Coronavírus

Seja por conta da demora na aquisição de vacinas por parte do Governo Federal; pelas variantes do Novo Coronavírus ou pela falta de cooperação da população, o mês de Maio vai chegando ao final e apresenta a triste realidade de ter sido, até o momento, o mais crítico desde o início da Pandemia, aqui em Garanhuns.

É que de acordo com o Painel Coronavírus, mantido pelo Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/), Garanhuns atingiu neste sábado, dia 29, a triste marca de 210 óbitos por COVID-19. A confirmação veio na atualização do Painel, às 17h50min, de hoje, dia 29. O crítico momento é reconhecido pelas autoridades municipais, que inclusive, após reunião realizada na manhã de hoje, dia 29, na sede da Prefeitura, deverão anunciar a ampliação das medidas restritivas na Cidade.



Em vídeo divulgado pela Prefeitura de Garanhuns nas redes sociais, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) reconheceu a difícil realidade e apresentou o esforço que o Município vem realizando para combater o Novo Coronavírus e suas variantes, que tornaram o vírus ainda mais letal. “O principal objetivo do nosso Governo é conter o avanço do Vírus, por isso intensificamos às ações de prevenção e de fiscalização, mas sobretudo, estamos investindo ainda mais na saúde e em especial nas ações de combate a COVID-19”, registrou o Prefeito. 

“Em nossa Gestão já foram investidos quase R$ 4 milhões de reais no combate à COVID-19. Esses recursos estão sendo utilizados na aquisição de equipamentos, insumos, e na contratação de profissionais para atuar na linha de frente da Pandemia”, complementou Sivaldo.

LEITOS MUNICIPAIS - Ainda de acordo com Albino, atualmente, a Rede Municipal de Saúde conta com 53 leitos, sendo dez de UTI; três leitos em uma sala de estabilização com respiradores para pacientes graves; além de outros 40 leitos de enfermaria para pacientes com quadro moderado da doença. 

“Após internação em nossa Unidade COVID, quase 400 pessoas já se recuperaram e puderam retornar ao convívio de suas famílias”, registrou Sivaldo, que lamentou as mortes registradas no Município por conta da COVID-19, doença que no Estado já ceifou a vida de quase 16 mil pernambucanos e, que apenas hoje, dia 29, matou 2.012 pessoas em todo o Brasil.   


VACINAÇÃO – Ainda segundo o Prefeito de Garanhuns, o trabalho para salvar vidas também se evidencia  com a vacinação. “Já são quase 45 mil doses aplicadas, de forma ágil e segura, em 10 pontos de vacinação espalhados por nossa Cidade, e através de uma equipe de mais de 60 profissionais, que atuam exclusivamente na campanha de vacinação”, registra Sivaldo Albino.


Atualmente, o Município vem vacinando cidadãos, sem comorbidades, com idades entre 59 e 74 anos; Caminhoneiros (55 a 59 anos); Forças de Segurança e Salvamento, dentre eles os Guardas Municipais (de 40 a 59 anos); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; Gestantes ou Puérperas (de 18 a 59 anos); pessoas com Comorbidades (de 18 a 59 anos); pessoas com Deficiência Permanente (de 18 a 59 anos); Professores da Ativa dos ensinos Básico e Superior (de 45 a 59 anos) e trabalhadores de Transporte Coletivo Urbano (de 45 a 59 anos). Para agendar a vacinação, basta acessar: https://vemvacinagaranhuns.site/.

MAIS LEITOS DE UTI – Segundo informações repassadas ao Blog do Carlos Eugênio pelo diretor Médico do Hospital Perpétuo Socorro, Dr. Ulisses Pereira, os dez novos leitos de UTI pactuados pelo Governo do Estado para atender pacientes regulados pelo SUS, entrarão em funcionamento nesse domingo, dia 30. Já outros 10 novos leitos de UTI estão em fase de implantação no Hospital Regional Dom Moura e deverão entrar em operação até o final da próxima semana.

“Passaremos a contar com 40 leitos de UTI para atender aos pacientes com quadro grave da doença. Seguimos em contato direto com o Governador Paulo Câmara e com o secretário de Saúde, André Longo, para viabilizar novas ampliações de leitos aqui em Garanhuns. A meta é salvar vidas, pois essa é a prioridade do momento”, finalizou o Prefeito Sivaldo Albino.

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O VÍDEO DIVULGADO SOBRE O TRABALHO DA PREFEITURA NO COMBATE A COVID-19: