quinta-feira, 27 de maio de 2021

Estudantes da UPE Campus Garanhuns lutam por Vacinação contra COVID-19

Atualizada as 18h, de 27/05/2021: 

Um grupo de alunos que cursam Medicina e Psicologia no Campus Garanhuns, da Universidade de Pernambuco, vem buscando junto a Secretaria de Saúde de Garanhuns, garantir a vacinação contra a COVID-19. 


Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, os Estudantes de Medicina, representados por Breno Costa, que presidente o Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambuco, enviaram cópia de um Informe Técnico, que traz as diretrizes da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19, emitido pelo Ministério da Saúde, em janeiro passado, registrando que “a vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínica e laboratorial”. 

Ainda segundo os Estudantes, até a paralisação das atividades práticas por conta da falta de vacinação, os alunos do Curso de Medicina da UPE Campus Garanhuns vinham “atuando em diversas ações, como mapeamento das áreas das unidades da estratégia de saúde da família do Município e promoção em saúde e combate a doenças crônicas”, entre outras.

Ainda segundo Breno Costa, os Estudantes buscaram manter diálogo com a Prefeitura e também solicitaram a intervenção do Poder Legislativo, mas o entendimento do Governo de Garanhuns é que, por conta de os alunos não estarem em prática no momento, o Grupo não está entre as prioridades para a vacinação. É que segundo a Prefeitura, o Plano Municipal de Vacinação vem contemplando apenas os estudantes que já atuam na linha de frente, seguindo as orientações da Secretaria de Saúde do Estado.

Em comunicado divulgado no Instagram, a direção da UPE Multicampi registrou ter enviado e garantiu reiterar os Ofícios com a relação dos nomes dos Estudantes dos cursos de Medicina e de Psicologia para a Secretaria de Saúde do Município e o Hospital Regional Dom Moura. “Estamos certos que os órgãos responsáveis estão fazendo o possível para atender este pleito”, registrou a UPE no comunicado.

“Nos sentimos lesados perante os demais cursos de Saúde do Estado de Pernambuco em que já se sucederam diversas vacinações, inclusive de turmas mais recentes, a exemplo da UPE Campus Recife e Serra Talhada e de inúmeras faculdades particulares. Enquanto isso nossas práticas de ensino continuam paradas, nossa formação negligenciada e nossos apelos completamente silenciados”, registra trecho da Carta Aberta emitida pelos estudantes da UPE, dirigida a sociedade garanhuense.

Vale registrar que a reclamação dos estudantes de Medicina e de Psicologia se soma a dos professores, bancários, motoristas de ônibus e trabalhadores de supermercados, padarias, postos de combustíveis, entre outros segmentos locais, que também buscam a vacinação contra a COVID-19. O Blog do Carlos Eugênio está à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para publicar a sua versão quanto aos fatos trazidos pelos estudantes de Medicina do Campus Garanhuns da UPE, nesta reportagem.