terça-feira, 20 de junho de 2017

Com Pedro Falcão, UPE se mostra Pronta para a Internacionalização

 

A Universidade de Pernambuco (UPE) completou 26 anos no último dia 12 com metas desafiadoras. Ampliar a participação da instituição em projetos internacionais e fomentar a inovação são alguns dos objetivos da universidade pública mais jovem do Estado. O Instituto de Inovação Tecnológica da UPE deve ser inaugurado em agosto, no Parque Tecnológico de Eletro-Eletrônicos de Pernambuco (ParqTel), no Curado. O espaço multidisciplinar será voltado para pesquisas em patentes de eventuais futuros produtos.

A um ano de concluir o quadriênio para o qual foi eleito, o reitor Pedro Falcão fez um balanço das principais ações. “Mesmo com esse momento de crise que o País e o Estado enfrentam, a Universidade tem avançado. Tivemos progressos em formação, pesquisa e também na área social. Consolidamos ainda políticas e estamos recompondo o quadro de servidores”, pontuou Falcão. 

Na última quinta-feira, a Universidade divulgou edital de concurso público com 388 vagas para profissionais dos níveis médio e superior. As oportunidades oferecidas serão para as Unidades de Educação e de Saúde em Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, RMR e o Complexo Hospitalar da Universidade. “Faremos outro concurso com 110 vagas para professor. Estamos finalizando o edital para publicarmos”, disse o Reitor.

Outro desafio da universidade com maior penetração no Estado (15 unidades do Litoral ao Sertão) é aumentar a participação em programas e projetos internacionais. “Estamos criando um plano de internacionalização, com previsão de participação no programa Mais Ciência, Mais Desenvolvimento”, afirmou o assessor de Relações Internacionais da UPE, Guido Corrêa de Araújo, se referindo ao novo programa do governo federal com foco em alunos de pós-graduação, pesquisa e estudantes de graduação dos programas de iniciação científica. O projeto será o substituto do Ciência Sem Fronteiras, lançado em 2011 para contribuir com a internacionalização de universidades e permitir intercâmbio. (Com informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)