sábado, 24 de junho de 2017

LOCAL DA ABERTURA DO FESTIVAL DE INVERNO PASSA A SER INCERTA: Igreja reclama de Falta de Atenção e Pagamento do Governo do Estado na Edição 2016

 

Faltando menos de um mês para a abertura oficial do Festival de Inverno 2017, uma Nota de Esclarecimento assinada pelo Padre Roberto Júnior, responsável pela Paróquia de Santo Antônio, mexeu com os noticiários da Cidade nessa sexta-feira, dia 23.

É que o religioso mostrou toda a indignação da Igreja Católica com o fato de o Governo do Estado, através da Fundarpe e Secretaria de Cultura, divulgar que a abertura oficial do Festival de Inverno deste ano acontecerá na Catedral de Santo Antônio, sem ter sequer comunicado ao responsável pelo Espaço. “Não se deve marcar festa na casa dos outros, sem que o dono da casa fique sabendo”, chamou a atenção o Padre Júnior, que arrematou: “Não é a primeira vez que a data do Festival e suas atrações são divulgadas sem que haja nenhum contato com a paróquia de Santo Antônio”, complementou o Sacerdote.

Além da falta de atenção, também há pendências pecuniárias referentes a edição 2016 do FIG. De acordo com o Padre Roberto Júnior, a ajuda de custo que deveria ter sido oferecida pela Fundarpe no ano passado ainda não foi paga. O valor, não divulgado, serviria, segundo a Igreja, para cobrir despesas com horas extras de funcionários, material de limpeza e energia elétrica. “Tivemos muitos custos e nada foi nos ressarcido”, chamou a atenção o Pároco da Igreja Matriz de Garanhuns. A Nota de Esclarecimento ainda registra que por conta da locomoção de instrumentos pesados, alguns degraus do altar e o piso de mármore da Igreja foram danificados no ano passado, sem citar se o Governo Estadual viabilizou a devida manutenção.

Diante da “surpresa” do anúncio da programação na Catedral sem qualquer aviso prévio; dos prejuízos causados a Igreja e a falta de pagamento da “ajuda de custo” da edição do ano passado, bem como dos protestos contra o Governador Paulo Câmara, que foi chamado de “Golpista” na abertura do FIG 2016 (relembre clicando AQUI) e do perfil de algumas apresentações culturais realizadas na Igreja, o Pároco da Catedral cravou: “a abertura do Festival de Inverno de Garanhuns não poderá acontecer na Catedral, pois, no ano passado, nosso templo serviu de palco para protestos e apresentações culturais impróprias ao ambiente sagrado”, registrou o Padre Roberto Júnior, em trecho da Nota distribuída a Imprensa local.

Apesar da posição firme e negativa quanto a abertura do Evento, o Padre Júnior deixou em aberto a possibilidade de a Catedral voltar a sediar apresentações do FIG. “Estamos abertos para o diálogo, mas não aceitamos que a programação seja pensada de modo unilateral, sem ao menos termos conhecimento da mesma, nem terem sido feitos os trâmites mínimos entre as partes”, salientou o Religioso, chamando a atenção em seguida: “enquanto não houver contato conosco, não há nenhuma programação marcada para a Catedral de Santo Antônio de Garanhuns”, finalizou o Padre Roberto Júnior.

PROGRAMAÇÃO DA VIRTUOSI - A programação do Festival Virtuosi, que traz as apresentações instrumentais para o Festival de Inverno já foi divulgada. Os concertos e recitais estão previstos para acontecer nos dias 24, 27 e 28 de julho, com apresentações na Igreja de Santo Antônio. Segundo o Governo do Estado, haverá recital da pianista russa Kristina Miller; do pianista Victor Asuncion; do Grupo Instrumental Brasil e do duo Paula Bujes & Pedro Huff, além da Orquestra Jovem de Pernambuco, que se apresentaria com Edson Cordeiro.

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição do Governo do Estado de Pernambuco para publicar a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem.   

Clique AQUI para saber mais.