sexta-feira, 29 de junho de 2018

GARANHUNS NO IDEPE: Escola de Aplicação da UPE é novamente Destaque em Nível Estadual

 

Escolas públicas do Sertão tiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) de 2017, repetindo o mesmo desempenho da última avaliação, realizada no ano anterior. Entre os 36 vencedores, premiados em solenidade no início da tarde de ontem, dia 28, no Palácio do Governo Estadual, a região aparece 23 vezes. A nota de Pernambuco no Idepe passou de 4,1 em 2016 para 4,5, acima da média nacional, que é 3,5. O fato foi comemorado pelo Governador Paulo Câmara (PSB).

Todas as escolas das redes públicas estadual e municipais são analisadas anualmente desde a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), em 2008. É o Saepe que gera o Idepe, um indicador de qualidade do ensino. Em 2017, apenas um estabelecimento do Agreste Meridional aparece entre os primeiros colocados no Idepe, a Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, mantida pela Universidade de Pernambuco (UPE), aqui em Garanhuns.

Reitor da UPE, Pedro Falcão e Gestora da Escola
de Aplicação, Jocivânia Rodrigues. 
Com uma média de 6,43, a Escola de Aplicação localizada em Garanhuns ficou na 3ª colocação entre as Escolas Estaduais em Parceria de Ensino Médio com melhor desempenho nos anos finais. A 1ª colocada foi a Escola de Aplicação do Recife, também da UPE, que obteve uma média de 7,37. A Ivonita Guerra, de Garanhuns, também conquistou uma média de 7,25, ficando na 2ª colocação com melhor desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental (Escolas em Parceria). A 1ª colocada, a Escola de Aplicação do Recife, alcançou uma média de 7,94, numa avaliação que vai de 0 a 10.

Os resultados do Idepe são calculados com base em proficiência (provas de língua portuguesa e de matemática aplicadas a cada mês de novembro para alunos do 5º ano do ensino fundamental, 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) e taxa de aprovação e reprovação nas escolas. Pernambuco tem 1.054 escolas, sendo 750 do ensino médio (387 oferecem ensino integral) e cerca de 600 mil alunos. (Com informações e Arte do Jornal do Commercio. CONFIRA)

Clique AQUI e confira a Lista das Escolas Premiadas no Estado. 





Clique na Imagem para Ampliar