sábado, 30 de junho de 2018

POLÊMICA EM GARANHUNS: Prefeito não permitirá 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' em espaços públicos de Garanhuns. Governo do Estado é contra a Censura e Garante Espetáculo no FIG



O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), afirmou em entrevista à Rádio Jornal, ontem, dia 29, que irá vetar a apresentação do monólogo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, protagonizado pela atriz Renata Carvalho em espaços públicos do Município. A obra, que é uma das atrações da Mostra de Teatro Alternativo do Festival de Inverno de Garanhuns, cujo tema este ano é Um Viva à Liberdade, põe em evidência as vivências transexuais a fim de combater o preconceito. A Secretaria de Cultura do Estado e a Fundarpe afirmaram que a peça será realizada, independente dos protestos do Prefeito.

Durante a entrevista, Izaías disse que a motivação para a proibição surgiu após observar supostos protestos nas redes sociais. Segundo Ele, o fato da peça já ter sido censurada em outras cidades, como Salvador e Jundiaí, corroborou sua decisão, além do fato de ele, “como cristão”, como ressaltou, se sentir incomodado. Izaías afirmou ainda que não foi procurado por nenhuma Igreja, mas clamou por apoio à sua decisão. Procurada pela Redação, a Diocese de Garanhuns não se posicionou sobre a questão.

“Como cristão e em respeito à população cristã de Garanhuns, que é a grande maioria, 99 ou 100% da população. Respeito também os transexuais, agora, apresentar uma peça onde diz que Jesus é transexual, é um negócio que a gente fica meio chateado”, disse. Em nota oficial, o Prefeito insistiu no seu ponto de vista. “Não temos nenhum preconceito relacionado a opção sexual de quem quer que seja. Mas, não podemos comungar com manifestações que ferem símbolos sagrados da fé cristã. Chegou a nosso conhecimento que o espetáculo deve ser apresentado no Sesc Garanhuns. Neste caso, não nos compete. Mas no Centro Cultural (Alfredo Leite Cavalcanti) do Município, não haverá a disponibilidade”, diz o texto.



Para o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, a atitude de Izaías, que é aliado de Armando Monteiro, opositor de Paulo Câmara (PSB) na disputa pelo Governo, tem tons políticos. “É uma atitude estranha para um gestor público. Ele conhece a lei e a Constituição é clara em defender como cláusula pétrea a liberdade de expressão artística. Não compete ao governo proibir uma manifestação artística. Interpreto isso mais como uma questão de alinhamento político com o campo de oposição. Mostra, também, o acerto do tema do festival de defender o estado democrático de direito”, reforçou.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, pontuou ainda que a peça está programada para ser encenada no Salão Jaime Pincho, no Sesc local, espaço onde acontecerá a Mostra de Teatro Alternativo, voltada para o público adulto, às 23h, com capacidade entre 70 e 100 pessoas. “Essa é uma questão muito mais em cima da política, por ser ano eleitoral, e está rebatendo fortemente na cultura. A gente precisa ter esse olhar de que estamos fazendo o FIG em homenagem à liberdade. Então, que contradição é essa? A programação é selecionada através de edital e temos que garantir a liberdade de expressão. O festival serve também para que a gente possa refletir sobre o que estamos passando no País”, enfatiza Márcia.

Marcelino afirmou ainda que, caso a Prefeitura de Garanhuns mantenha sua posição de proibição à peça, já há espaços alternativos disponíveis para recebê-la. Em áudio que circula no aplicativo WhatsApp, o Secretário Estadual de Cultura registrou que não conhece a peça e tratou de isentar o Governador Paulo Câmara (PSB) pela escolha da atração. “É um processo de curatoria pública que o Festival de Inverno faz há décadas”, pontuou Granja.

 
DEPUTADO FEDERAL FAZ ALERTA AO GOVERNO – Em vídeo que também circula nas redes sociais, o Deputado Federal Pastor Eurico (PATRIOTA), que é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, abordou o polêmico tema que já tomou conta de Garanhuns. O Deputado registra que “é um absurdo o que está para acontecer em Pernambuco, na cidade de Garanhuns, no famoso Festival de Inverno” e faz um alerta ao Governo de Pernambuco. “Os cristãos vão dar o troco politicamente. “Cuidado! Respeite os evangélicos! Nós não aceitamos essa afronta! Esse desrespeito aos cristãos, aos católicos, aos evangélicos, a todos que respeitam e honram Jesus. Pense nisso (...); é uma advertência!”, disparou o Pastor Eurico.

Clique em player e confira a posição do Pastor Eurico:



O ESPETÁCULO - O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu é baseado no texto da escocesa Jo Clifford. A obra é protagonizada por Renata Carvalho e lança a seguinte questão: e se Jesus voltasse hoje e fosse uma travesti? A partir dessa indagação, o texto busca quebrar preconceitos e provocar reflexão e empatia sobre as vivências trans. A peça já foi apresentada no Recife, no início de junho, dentro do Trema! Festival de Teatro, e lotou o Teatro Apolo, onde foi aclamada pelo público.

“Mais uma tentativa de barrar a apresentação do Evangelho... sem ao menos ler ou assisti-lo. Isso deve-se a construção social e a criminalização da travesti. Jesus é a imagem e semelhança de todos, menos de nós, pessoas trans. A folclorização que se construiu e se constrói da imagem da travesti não é de hoje. Isso deve-se à exclusão, à marginalização desses corpos. Precisamos desmistificá-los, precisamos naturalizar e humanizar nossas identidades, vivências e corpos e isso só conseguiremos convivendo com esses corpos presentes nos espaços. No mais convido o Prefeito e a todos de Garanhuns a irem assistir ao espetáculo e conhecer a obra de Jo Clifford e, se mesmo assim, depois disso, vocês acharem um desrespeito estamos abertas a conversar. Fazemos essa peça para abrir mentes e corações mostrando a realidade de um corpo trans no país que mais mata pessoas trans no mundo. Queremos parar de morrer”, disse a atriz ao JC.

Clique em player e confira a posição da atriz Renata Carvalho em entrevista a Rádio Jornal Garanhuns:



ABAIXO-ASSINADO - Diante do posicionamento do Prefeito de Garanhuns, a classe artística criou um abaixo-assinado na plataforma Avaaz contra a proibição do espetáculo. Até o fechamento desta edição, o documento digital havia sido assinado por 290 pessoas. (Com informações do Jornaldo Commercio. CONFIRA)