sexta-feira, 22 de junho de 2018

SUCESSÃO ESTADUAL: Presidente do PT freia Projeto de Marília Arraes

 

Essa é destaque no Jornal do Commercio, de 22/06/2018:

Em meio aos elogios à Marília Arraes, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, freou qualquer possibilidade de aliança partidária da Vereadora enquanto o Partido não se decidir sobre candidatura própria ou aliança com o PSB do governador Paulo Câmara.

“Marília movimenta a base do partido, é uma mulher aguerrida e tem todas as condições de colocar sua pré-candidatura. Ela está fazendo movimentos, mas sabe que são movimentos que se o PT não assumir, eles não vão ser efetivos e não vão ajudá-la a construir a pré-candidatura. Ela tem possibilidade de fazer conversação, mas isso passa por uma decisão partidária, tanto a decisão do diretório estadual e, principalmente, do diretório nacional”, disse a Senadora em entrevista à Rádio Jornal, ontem.

A fala de Gleisi vem dois dias depois de Marília anunciar o nome do deputado federal Sílvio Costa (Avante) como pré-candidato ao Senado pela sua possível chapa majoritária. A movimentação gerou desconforto, já que o presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, teve de lançar uma nota afirmando que a hipótese de coligação com o Avante ou o apoio a Silvio “jamais foi apresentada ou debatida na Direção Estadual”.

Gleisi ainda disse que a prioridade do PT é o plano nacional e não os Estados. “Em Pernambuco, como em grande parte dos Estados brasileiros, nós ainda não definimos Coligações. As alianças estão observando a movimentação nacional do PT. Somos um partido de projeto nacional e a prioridade é a eleição de Lula. Temos como indicador compor aliança com a base de centro-esquerda, com os partidos que tem se posicionado contra o desmonte do Estado brasileiro e isso vai ter consequência nos Estados”, garantiu.

Aliada de Marília Arraes, a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE) defende que após o adiamento dos encontros estaduais do partido para as vésperas das convenções, no fim de julho, os movimentos da pré-candidatura precisam ser feitos. “Como a pré-candidatura de Marília disputa com competitividade, ela não pode ficar parada esperando chegar o fim de julho. Até porque os convites não param de chegar”, disse. Marília Arraes foi procurada, mas preferiu não comentar as declarações de Gleisi Hoffmann. (Com informações do JC. CONFIRA)