sexta-feira, 26 de junho de 2020

COMBATE AO CORONAVÍRUS: Além de Caruaru e Bezerros, outras cidades do Agreste poderão ter Quarentena Rígida

  

Para acompanhar o cenário local e as ações desenvolvidas pela gestão no enfrentamento à COVID-19, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, visitou, na manhã de ontem, dia 25, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru. A Unidade é uma das referências na Região para tratamento da infecção pelo Novo Coronavírus e está com praticamente todos os leitos de UTI ocupados. Das 56 vagas disponíveis, 55 estão com pacientes internados. 

A partir de hoje, dia 26, a população de Caruaru e Bezerros só poderá sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde. A determinação segue até o dia 5 de julho. "Caruaru e Bezerros foram escolhidos pelo aumento de casos, mas é preciso entender que todo o Agreste deve colaborar. Se o cenário não mudar, poderemos adotar outras medidas, inclusive para outros municípios da região", disse André Longo. 

Com a posição do Governo Estadual, poderemos ter uma quarentena mais Rígida, aqui em Garanhuns e em outras cidades da Microrregião, caso os registros da COVID-19 sigam aumentando aqui no Agreste Meridional. Vale registrar que a Gestão Estadual ainda não se pronunciou se os 21 municípios da Região poderão reabrir os seus comércios a partir da próxima semana. A decisão deve ser divulgada hoje, dia 26.

Caruaru tem 143 leitos dedicados à COVID-19, sendo 74 de UTI, abertos pelo Governo de Pernambuco, que tem a responsabilidade em ofertar o serviço. As vagas estão distribuídas no Hospital Regional do Agreste (18 leitos de UTI e 19 de enfermaria) e no Hospital Mestre Vitalino – Unidade que já conta com 106 leitos efetivamente ativos, sendo 56 de UTI. Nos próximos dias, serão abertos quatro novos leitos de UTI no Mestre Vitalino e, ao longo das próximas, outras 62 vagas de enfermarias no Hospital de Campanha da Unidade. (Com informações de Cinthya Leite/JC. CONFIRA)