segunda-feira, 29 de junho de 2020

RECONHECIMENTO: João Oliveira será Agraciado com Título de Cidadão de Garanhuns. Ele é o Autor das Esculturas no Parque Euclides Dourado


O Artista Plástico e Guarda Municipal de Garanhuns, João Oliveira, será agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns. O projeto de Resolução apresentado pela vereadora Luzia Cordeiro (PTB), a Luzia da Saúde, foi aprovado durante a reunião ordinária da última sexta-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores de Garanhuns.   

Com um talento diferenciado, João Oliveira dos Santos é natural de Bom Conselho, mas convive com os Garanhuenses desde 1991, quando veio morar no Município, enquanto servia ao Exército, no 71º BI Mtz. Ele é Guarda Municipal da Prefeitura de Garanhuns desde 1998.

Entre inúmeras obras que já criou, João Oliveira vem emprestando todo o seu talento ao Parque Euclides Dourado. Naquele espaço, João já produziu as esculturas: ‘Garanhuns, Eis a tua origem’; o busto de Euclides Dourado; a ‘Jardineira de Garanhuns’ e o ‘Águas de Garanhuns’, além dos Pavões instalados no complexo da Biblioteca e Academias e do Cenário Nordestino em homenagem a José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, filho ilustre de Garanhuns, falecido em 2013.


NOVA ESCULTURA – Famoso por ser um dos espaços mais agradáveis de Garanhuns, o Parque Euclides Dourado vai ganhar nos próximos dias um novo atrativo. Trata-se de uma escultura denominada de ‘Seres em Convivência’, e que vem sendo talhada num tronco de eucalipto pelo artista plástico João Oliveira.

“Trata-se de um cenário de uma Criança alimentando um Cavalo, retratando a relação de cuidado e amizade entre os seres de diferentes espécies, numa mensagem que pode ser trazida para os dias atuais, principalmente para nós humanos”, explica o artista plástico João Oliveira, que, com o fim da Pandemia, deve receber o título de Cidadania de Garanhuns. 

Clique em player e confira detalhes da obra de João Oliveira, recitado pela cordelista Edilene Soares: