quinta-feira, 25 de junho de 2020

“PEÇO LICENÇA PARA PODER VIVER O MEU LUTO”: Esposa de Vítima da COVID-19 em Garanhuns emite Nota Pública


Mesmo vivenciando a dor do luto, a senhora Quitéria Mércia de Godoi Lima Simplício, viúva do cidadão Jaílton Simplício, de 36 anos, que faleceu por COVID-19, no último domingo, dia 21, na Unidade de Tratamento da COVID-19 de Garanhuns, resolveu se pronunciar através de uma Nota enviada ao Blog, e certamente a outros veículos de Comunicação de Garanhuns. Confira:

“Familiares, amigos, vizinhos, profissionais de Imprensa e população em geral. Sei que alguns têm feito questionamentos acerca das causas que levaram o meu marido Jaílton Simplício à morte, fato lamentável ocorrido no último domingo (21/junho). Como já é do conhecimento de todos, ele havia sido diagnosticado com o terrível vírus COVID 19 e hospitalizado dias antes, logo após passar mal em casa.

Durante o período de internação, Jaílton recebeu todos os cuidados necessários. Como era um paciente estabilizado, chegou a ser transferido ao Hospital de Campanha do município de Caetés, porém ao tomar conhecimento da inauguração da Unidade de Tratamento de Covid-19, em Garanhuns, situada na Cohab 2, mostrou interesse em ser transferido, devido a Unidade se localizar próximo de casa, sob a alegação de que se viesse a precisar de alguma coisa, ficaria mais fácil de algum familiar ou vizinho lhe levar, uma vez que por ter mantido contato com ele, eu e as meninas teríamos que permanecer em isolamento domiciliar, pois como é do conhecimento de todos, paciente em tratamento de COVID 19 não pode receber visitas.

Na tentativa de atender o seu desejo, falei com alguns profissionais sobre a possibilidade da sua remoção e como os profissionais que o acompanhavam constataram que o quadro de saúde dele evoluía com sucesso, foi autorizada e realizada a transferência. Procedimento que eu e outras pessoas ligadas a ele tivemos a oportunidade de acompanhar, através de vídeos chamadas, constatando que tudo transcorreu dentro da normalidade.

Já na Unidade de Tratamento na Cohab 2, Jailton se comunicou não só comigo, mas também com alguns familiares e amigos, nos dando a esperança de que logo estaríamos comemorando a sua, a nossa vitória, porém para a triste surpresa de todos, inclusive das equipes de saúde que o assistiram durante todo o processo, ele teve uma súbita piora e foi chamado a retornar a Casa do Pai, como me foi relatado pelos excelentes profissionais que se dedicaram a fazer o melhor para que tudo não fosse terminar desta forma.

Agradeço a solidariedade, atenção, carinho e preocupação de vocês, mas também peço licença para poder viver o meu luto, perder um filho, um pai, um irmão, um amigo não é fácil pra ninguém, imaginem para quem perde tudo isso de uma vez? Acreditem não está nada fácil. Peço que em suas orações coloquem não só a mim, mas a minha família, como o pai, as filhas, irmãos e sobrinhos, uma vez que fomos unificados por amar alguém tão especial como era o nosso Jaílton. Que Deus nos abençoe.

Não cabe a você julgar o que o outro sente, mesmo que pareça mais do que você sentiria na mesma situação. Você não sabe tudo, o que pode ser bobo para você, pode ser algo muito doloroso para alguém. Mantenha-se no seu lugar e não julgue o que as pessoas devem ou não sentir. Cada um sabe a sua cruz, carregue a sua sem fazer a do outro pesar mais

Quitéria Mércia de Godoi Lima Simplício
Garanhuns, PE, junho/2020”.