sábado, 20 de junho de 2020

Adiamento das Eleições será votado pelo Senado

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), confirmou a pauta de votações do Plenário para a próxima semana. Entre os projetos que devem ser votados, estão à proposta de emenda à Constituição (PEC) de adiamento das Eleições Municipais de 2020 e o projeto contra fake news (PL 2.630/2020), informou Davi por meio de sua conta em uma rede social.

Na segunda-feira, dia 22, às 14h, senadores ouvirão representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e outras instituições em sessão temática para discutir a PEC 18/2020, que adia o calendário eleitoral. Na terça-feira, dia 23, o texto será submetido à votação, segundo Davi. Senadores estudam adiar as eleições municipais de outubro para novembro, em razão da crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19. Se o texto for aprovado em dois turnos pelo Senado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A PROPOSTA - A PEC 18 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a ela foram apensadas outras propostas com teor semelhante. A PEC de Randolfe prevê o dia 6 de dezembro como nova data para o primeiro turno das eleições, mas o martelo ainda não está batido. Mas nos bastidores do Congresso, o dia 15 de novembro surge como uma possibilidade viável. A única certeza que parece existir no momento é a realização das eleições ainda neste ano, já que a maioria dos Senadores não considera viável prorrogar o mandato de Prefeitos e Vereadores. (Com informações do JC. CONFIRA)