terça-feira, 23 de junho de 2020

INSS prorroga Atendimento Remoto por conta da COVID-19

 

O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 10 de julho. A Portaria que normatiza a prorrogação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira, dia 22.

A Normativa deverá trazer informações sobre o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho. A Portaria detalhará ainda diretrizes e protocolos que precisam ser implementados pelo INSS para que o segurado seja atendido com segurança e conforto nas Unidades. As medidas visam à proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

ATENDIMENTO AGENDADO - Vale destacar que, para qualquer serviço, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas Agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde. Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial, a partir de 13 de julho, continuam pelos canais remotos.