O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) foi prorrogado até o dia 10 de julho. A Portaria que normatiza a
prorrogação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira,
dia 22.
A Normativa deverá trazer informações sobre o retorno gradual do
atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho. A Portaria detalhará
ainda diretrizes e protocolos que precisam ser implementados pelo INSS para que
o segurado seja atendido com segurança e conforto nas Unidades. As medidas
visam à proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da
emergência em saúde pública decorrente da Pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase,
serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência,
justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes
serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente
do atendimento presencial.
ATENDIMENTO AGENDADO - Vale
destacar que, para qualquer serviço, o segurado deve realizar o agendamento
pelo Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem
agendamento não serão atendidos nas Agências, para evitar aglomerações,
conforme determinações do Ministério da Saúde. Os serviços que não estarão
disponíveis de forma presencial, a partir de 13 de julho, continuam pelos
canais remotos.