A quarentena despertou em muita gente a vontade de reformar ou redecorar a própria casa e de se arriscar nos trabalhos manuais. Se o conceito de DIY, termo em inglês para “do it yourself” ou “faça você mesmo” já estava em alta nos últimos anos, com o isolamento social provocado pela Pandemia, ele se tornou uma ótima forma de aliviar o estresse, economizar dinheiro e trazer ocupação no tempo livre em quarentena.
E nessa pandemia, o difícil é encontrar quem não mudou
(ou teve o desejo de mudar) pelo menos um item sequer de decoração ou da
configuração da Casa. Mais do que mera percepção vinda dos inúmeros vídeos e postagens
nas redes sociais de amigos que se aventuram no “Faça Você Mesmo”, pintando a
casa ou aprendendo bricolagem on-line para fazer pequenas reformas, os números
do setor embasam a certeza de que ficar confinado em casa é, sim, um convite à
mudança. Esse movimento transformou a relação de muitas pessoas com suas casas.
De um dia para o outro, lares se transformaram em improvisados escritórios,
salas de aula, academias, restaurantes, cinemas e outros tantos espaços.
Outra dica da Ferreira Costa é trocar o piso. Quando se pensa em obra, muitas vezes vem aquela imagem de bagunça, pó, sons de marretas e pisos quebrados. Mas, hoje em dia é possível fazer esse tipo de reforma sem toda essa quebradeira. Um piso bastante usado e que proporciona diversos benefícios é o piso vinílico. Ele é confortável, prático, resistente e bonito. É de rápida instalação, e só precisa colocar um piso sobre o outro. Além de fácil limpeza, basta apenas passar um paninho (resistente a manchas e não precisa de cera). Conforto acústico e térmico ecologicamente correto, além de cores e formatos diferenciados (agradando a todo o tipo de público).
O cimento queimado é outra técnica que pode ser feita de maneira simples e pode ser usada tanto na parede quanto no chão. Ela consiste basicamente em misturar a massa corrida com a água e depois adicionar o pigmento. O passo seguinte é só passar a mistura na parede. São duas de mãos (com intervalo de mais ou menos quatro horas) e ao final, quando estiver tudo bem sequinho, basta lixar. Esse procedimento pode ser feito com tinta ou cimento. E no Home Center Ferreira Costa, você pode encontrar opções prontas e que podem ser pigmentadas na máquina de cores, saindo do comum e criando um efeito de cimento queimado colorido.
E por falar em pequenas reformas, você já percebeu que com o passar do tempo, o rejunte dos azulejos vai ficando amarelado, chegando até mesmo a esfarelar em alguns casos? Embora pareça apenas um pequeno detalhe estético, fato é que os buraquinhos no rejunte podem facilitar a quebra do azulejo e favorecer o aparecimento de bolor. A dica do Home Center Ferreira Costa é o Rejunte acrílico. Com a pistolinha, basta aplicar no local desejado e em apenas 24h, está pronto. Qualquer pessoa pode aplicar de tão fácil que é.
E para os amantes de quadros e porta-retratos de parede,
e não tem a menor intenção de furar, a Ferreira Costa aconselha o uso de fita
dupla face. Se enjoar e quiser trocar de lugar, não precisa ficar se
preocupando em fechar os furinhos.
O uso de papel de parede também é uma boa dica para quem
pretende mudar. É de fácil aplicação e você encontra para todos os tipos de
gosto. E no Home Center Ferreira Costa, você pode encontrar diversos produtos
para reformar e decorar o seu lar. Tanto nas lojas físicas quanto no www.ferreiracosta.com . Tudo para você
se inspirar e criar e continuar colocando a mão na massa.