Se torna cada vez mais comum a divulgação de vídeos que mostram vacinadores não realizando o trabalho de imunização contra a COVID-19 de forma correta em todo o Brasil. São imagens de profissionais de saúde que não injetam o líquido da vacina nos cidadãos, o que certamente coloca em risco a vida do vacinado.
Aqui em Garanhuns, até o momento não existem registros de vídeos que indiquem qualquer irregularidade no serviço de vacinação. Todavia, uma cidadã, identificada apenas por Aurenice, se mostrou em dúvida quanto ao serviço de aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19, que segundo Ela, teria sido administrada ou não em sua mãe, a senhora Severina Bezerra de Lima, de 78 anos. A dúvida foi registrada na manhã de hoje, dia 6, no ponto de vacinação que funciona na Escola Antônio Gonçalves Dias, o CAIC, na comunidade do Indiano e deu-se por conta da falta de apresentação da seringa vazia após o final da vacinação da Idosa, procedimento que não é obrigatório. O fato foi registrado no Blog do Cisneiros e no Programa Combate, da Rádio 87 FM.
Apesar da dúvida apresentada pela Cidadã, informações veiculadas pelo Blog do Cisneiros dão conta que o Imunizador, de identidade completa não registrada até o momento, garantiu ter realizado o serviço de forma correta e que um exame de sorologia pode comprovar que o imunizante foi injetado no corpo da Idosa. Ainda de acordo com informações veiculadas por àquele Blog, o Profissional é bastante experiente e atua há 15 anos no serviço público de saúde em Garanhuns, sendo dez desses, trabalhando como imunizador.
O Blog do Carlos Eugênio solicitou uma posição da Secretaria Municipal de Saúde, através da sua assessoria, mas até o momento a Pasta não se pronunciou sobre o assunto. Seguimos a disposição de todos os citados, direta ou indiretamente, nesta reportagem, para publicar as suas posições sobre o assunto.
PROJETO DE LEI – Visando
sanar possíveis dúvidas, o vereador Gersinho Filho (PTB) vai apresentar um
Projeto de Lei na reunião ordinária da Câmara de Garanhuns dessa quinta-feira, dia 8, buscando tornar
obrigatório o registro, através de vídeo, de todos os atos de vacinação contra
a COVID-19 em todos os Pontos de Vacinação de Garanhuns. Segundo o Projeto de
Lei apresentado por Gersinho, o registro deve acontecer desde a identificação
do cidadão até o ato de injetar o imunizante no corpo do Vacinado.