sexta-feira, 30 de abril de 2021

Vacinação de Professores no Recife é "por Conta e Risco do Prefeito", diz secretário de Saúde de Pernambuco. Temática é Politizada em Garanhuns

Depois que a Prefeitura do Recife anunciou que vacinará cerca de 16 mil trabalhadores que atuam nas escolas públicas e privadas da educação básica, choveram críticas contra o Governo do Estado por, supostamente, “beneficiar” ou  não ter coragem de "peitar” o Prefeito da Capital do Estado, João Campos (PSB). As principais críticas vieram do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB).


De acordo com Miguel, na última segunda-feira, dia 26, houve reunião entre o Governo do Estado; o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e os secretários municipais de Saúde em que ficou pactuado que o avanço da imunização para outras categorias só iria ocorrer depois que todos os profissionais de saúde pernambucanos recebessem a vacina. Ontem, dia 29, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE) marcou uma reunião para que a Secretaria Estadual de Saúde explique os motivos da capital dispor de doses para o público do setor educacional.


Já na manhã desta sexta-feira, dia 30, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, se pronunciou sobre o assunto, quando garantiu que a distribuição de doses de vacinas contra a COVID-19 aos municípios do Estado está seguindo critérios técnicos. "As críticas são impróprias, porque os Municípios são autônomos, há autonomia consagrada na Constituição. Essa autonomia fez com que o Prefeito de Petrolina vacinasse garis, que o Prefeito de Igarassu vacinasse os Guardas e, agora, o Prefeito do Recife vacina professores. Todos eles não seguiram a pactuação definida", afirmou André Longo, registrando que os Gestores terão de responder aos Órgãos de Controle por vacinar grupos fora das prioridades previamente estabelecidas.  

Longo ainda explicou que não há vacina sendo distribuída pelo Governo de Pernambuco especificamente para professores e que foi uma decisão da Prefeitura do Recife usar suas doses para esse público. "É por conta em risco do Prefeito e cabe a ele explicar porque não segue o que foi definido anteriormente. Não há vacina distribuída para gari, para guarda, para professores. As vacinas são para grupos que o Ministério da Saúde coloca", afirmou o secretário Estadual de Saúde, classificando as críticas como “rinha política”.

GARANHUNS – Em nota divulgada no Blog do Elielson, o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) saiu em defesa do companheiro de partido, o prefeito do Recife, João Campos. “O momento talvez seja de menos política e de mais discussão sobre as melhores formas e métodos de melhorarmos a imunização dos nossos conterrâneos”, pontuou Sivaldo, ao se referir ao Prefeito de Petrolina,  Miguel Coelho (MDB).

Atento ao debate político, o ex-prefeito Izaías Régis (sem partido) divulgou nota censurando a postura de Sivaldo. “Em vez de cobrar uma satisfação e vacinação para os professores de sua terra, o Prefeito de Garanhuns divulga uma nota lamentável”, registrou o oposicionista, que disparou: “a população exige que você defenda o interesse de nossos professores, de nossa comunidade. Exija tratamento justo para Garanhuns, ou pelo menos fique calado”, registrou Izaías.

Coube ao líder do Governo Sivaldo Albino na Câmara sair em defesa do Prefeito Garanhuense. “Izaías, em sua nota, vem dar uma de defensor dos professores, quando o seu Governo foi o pior possível para esta valorosa classe, retirando direitos e diminuindo salários de quem vive na sala de aula”, registrou o vereador Luizinho Roldão, que emendou: “o Ex-prefeito passou 8 anos como serviçal de Armando Monteiro e agora vem criticar Sivaldo porque é um homem de partido”, cutucou Roldão. (Para conferir as Notas de Sivaldo, Izaías e Luizinho Roldão na Integra clique AQUI)



“NOTA DE SIVALDO ALBINO

É estranho ver o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esperneando sobre a abertura da vacinação dos professores no Recife. Ficar o tempo todo ligado na política da capital não parece ser a atitude mais adequada para quem está à frente de um município tão importante como Petrolina. O momento talvez seja de menos política e de mais discussão sobre as melhores formas e métodos de melhorarmos a imunização dos nossos conterrâneos. 

É bom lembrar que o Conecta Recife está disponível, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) – do qual o colega Miguel faz parte – ou pelo Unidos pela Vacina, que é capitaneado pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. 

Apesar de muito jovem, João Campos tem sido uma referência nacional na condução do enfrentamento desta crise, não só em termos de eficácia mas também de responsabilidade na separação entre momentos que exigem gestão e período eleitoral – que é o momento mais oportuno para se fazer política. 

Sivaldo Albino
Prefeito de Garanhuns”.

 

“NOTA DE IZAÍAS RÉGIS - SIVALDO SÓ PENSA NO PSB E ESQUECE DA POPULAÇÃO DE SUA CIDADE 

Hoje, acompanhamos um fato que causou surpresa e vergonha para toda a população de Garanhuns. O prefeito eleito para governar nossa cidade preferiu abandonar sua população para defender interesses partidários e fazer média com os seus chefes. 

Milhares de professores de todo Pernambuco e de nossa Garanhuns aguardam ansiosos pela vacinação. Porém, o Governo Paulo Câmara só garantiu vacina para a capital governada pelo prefeito queridinho do PSB para fazer marketing. Vários prefeitos manifestaram indignação com essa injustiça e cobraram uma resposta que não chegou até agora. Essa cobrança, mais do que dos prefeitos, é dos professores e da população. Os professores do Recife devem ser vacinados e os de Garanhuns também. O Governo do Estado precisa garantir a distribuição equânime e no mesmo período para todos os municípios, não só para a prefeitura aliada. 

Mas, para nossa surpresa, em vez de cobrar uma satisfação e vacinação para os professores de sua terra, o prefeito de Garanhuns divulga uma nota lamentável. Sivaldo, você não é mais deputado, muito menos líder do PSB, você, infelizmente, é prefeito de Garanhuns. O povo lhe concedeu uma enorme responsabilidade, honre com seu dever constitucional. A população exige que você defenda o interesse de nossos professores, de nossa comunidade. Exija tratamento justo para Garanhuns, ou pelo menos fique calado. 

É um dia triste para a história política de Garanhuns. Nunca ocorreu algo parecido com isso. Um prefeito bajular os chefes do seu partido, fazer média com o governador ao invés de proteger sua população. Pense menos no PSB, pense menos em agradar Paulo Câmara e João Campos. Pense nos garanhuenses e nos professores. Vacinação é salvar vidas, Sivaldo”.

 

“NOTA DE LUIZINHO ROLDÃO 

O ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, não tem condição nenhuma de dar lição de moral no seu sucessor, Sivaldo Albino. 

Fez uma gestão cheia de maquiagem que no final foi reprovada pela população local, que derrotou o seu candidato na eleição de 2020, mesmo sendo um médico de prestígio, que tinha governado o município duas vezes. 

O governo passado de Garanhuns se preocupou apenas em pavimentar ruas, mesmo assim muitas das obras de asfalto e calçamento não resistem a uma chuva.  

Os servidores foram desvalorizados, a zona rural abandonada, os postos de saúde não tinham medicamentos e a cidade ficou com  22 obras importantes paralisadas. 

Além disso,  o município não tinha crédito, pois o nome se encontrava sujo no governo federal.

Sivaldo Albino herdou mais de 30 milhões de débitos, isso somente no Instituto da Previdência. No total o rombo do antigo gestor é em torno de 80 milhões.  

O ex-prefeito passou 8 anos como serviçal de Armando Monteiro e agora vem criticar Sivaldo porque é um homem de partido. 

Ora,  é melhor ser fiel a um partido que tem trazido benefícios para o município, do que seguir um líder fracassado que prometeu gerar milhares de empregos em Garanhuns e trazer várias indústrias e, na verdade, nunca trouxe sequer uma fábrica de pipoca. 

Izaías, em sua nota, vem dar uma de defensor dos professores, quando o seu governo foi o pior possível para esta valorosa classe, retirando direitos e diminuindo salários de quem vive na sala de aula.  

Não adianta jogar para a plateia porque independentemente do que o senhor diga para a plateia, o povo sabe muito bem que sua rotina agora será na justiça. 

O melhor que o ex-prefeito faz é parar de atacar o governador Paulo Câmara. Esse discurso não funcionou na campanha passada, tanto que seu candidato foi derrotado, e muito menos funcionará daqui pra frente.  

Os governos do PSB têm feito muito por Garanhuns. A barragem do Cajueiro, o curso de medicina, a UPAE, a Escola Técnica Ariano Suassuna, o asfalto até o distrito de São Pedro, as dezenas de leitos para combate à Covid, a nova sede da Ciretran, o serviço de hemodiálise no Hospital Dom Moura, tudo isso e muito mais são ações de Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Na nota de viés político do ex-prefeito, pobre em conteúdo, ele diz que Sivaldo abandonou a cidade. 

Pelo amor de Deus!  

Sivaldo Albino está completando quatro meses de governo. Está limpando o nome de Garanhuns, organizando a bagunça que o seu antecessor deixou, melhorando a saúde, transformando a educação e planejando obras que vão melhorar a qualidade de vida da população. 

Sivaldo nasceu e se criou em Garanhuns, gosta da cidade de verdade e não apenas no discurso, como outros, e nunca abandonará sua terra e seu povo. 

Está apenas começando, trabalhando em três horários e vai fazer muito pelo município. O ex-prefeito fique atento para aprender alguma coisa e baixar a bola, já que a falta de humildade sempre foi uma de suas marcas. 

Luizinho Roldão, líder do Governo Sivaldo na Câmara Municipal”.