sábado, 24 de abril de 2021

GARANHUNS: Saúde garante Adequação de Serviço para agilizar Atendimentos em Posto de Coleta para Diagnóstico da COVID-19

Cidadãos atendidos no Posto de Coleta para diagnóstico da COVID-19, mantido pela Secretaria de Saúde de Garanhuns, enviaram reclamações ao Blog relacionadas ao “pequeno efetivo de servidores” e as consequentes a “aglomerações” naquela Unidade Municipal.  

“Não tem funcionários suficientes para nos atender e principalmente para organizar a quantidade de pessoas que entram e saem. Em alguns momentos fica apenas um atendente para entregar resultados e anotar os atendimentos”, registrou uma Cidadã via Whatsapp, pedindo reserva da identidade. 


Acionada, a Secretaria de Saúde de Garanhuns esclareceu que são realizados, regularmente, em média 60 testes por dia, sejam eles resultado de agendamentos ou demanda espontânea, mediante apresentação de requisição médica. “Em decorrência da progressão nos índices de contágio pelo Coronavírus, também houve um crescimento expressivo no número de pacientes que procuraram o serviço nas últimas semanas. A Secretaria de Saúde informa que já está adotando as ações necessárias para adequação do serviço, com o intuito de melhor acomodar a população, levando em consideração o atual cenário da Pandemia”, registrou a Saúde Municipal.

Ainda segundo a Secretaria, o Posto de Coleta que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, na avenida David Jorge Rodrigues, no bairro Heliópolis, vem sendo abastecido regularmente com testes do tipo sorológico, SWAB rápido e RT-PCR e que “as amostras de material biológico coletadas para realização do RT-PCR são encaminhadas para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), sendo o prazo estipulado para emissão dos resultados de cinco a oito dias. Os demais resultados são emitidos em até 24 horas”, registrou a Secretaria em Nota distribuída à Imprensa. Confira a Nota na Integra clicando AQUI.

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“NOTA – SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns vem por meio de nota esclarecer sobre o fluxo de atendimento dos pacientes no Posto de Coleta, localizado na avenida David Jorge Rodrigues, bairro Heliópolis. O local realiza os testes para diagnóstico da Covid-19, de segunda a sexta-feira, 08h às 14h.  

Para o posto de coleta são encaminhados pacientes que passaram por avaliação médica prévia, e deverão realizar a testagem para confirmação ou descarte da Covid-19. O serviço dispõe de testes do tipo sorológico, SWAB rápido e RT-PCR. 

Regularmente, são realizados em média 60 testes por dia, sejam eles resultado de agendamentos ou demanda espontânea, mediante apresentação de requisição médica. Em decorrência da progressão nos índices de contágio pelo Coronavírus, também houve um crescimento expressivo no número de pacientes que procuraram o serviço nas últimas semanas. A Secretaria de Saúde informa que já está adotando as ações necessárias para adequação do serviço, com o intuito de melhor acomodar a população, levando em consideração o atual cenário da pandemia. 

Sobre o atraso na entrega dos resultados, a Secretaria ressalta que as amostras de material biológico coletadas para realização do RT-PCR são encaminhadas para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), sendo o prazo estipulado para emissão dos resultados de cinco a oito dias. Os demais resultados são emitidos em até 24 horas. 

Por fim, a pasta informa que a unidade é abastecida regularmente com os três tipos de testes com o intuito de garantir o diagnóstico da COVID-19, para que sejam identificados e isolados os casos confirmados da doença”.