quinta-feira, 22 de abril de 2021

Prefeito reúne Comitê de Infraestrutura para Solucionar Problemas de Drenagem em Garanhuns

O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) criou e já realizou a primeira reunião do Comitê Extraordinário de Infraestrutura das Chuvas (CEIC), nesta quinta-feira, dia 22. Participam do CEIC as secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos; Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico; AMSTT; Procuradoria Geral e Defesa Civil. Ao todo, segundo dados da Defesa Civil Municipal, Garanhuns registrou nas últimas 24 horas um acumulado de 75.2 mm de chuvas.

De acordo com a Prefeitura, com a medida, o Prefeito busca agilizar a resolução de antigos problemas no sistema de esgotamento e escoamento das águas das chuvas em Garanhuns, dando prioridade para a rua Antônio Paulo de Miranda, onde o volume d’água das chuvas caídas nessa quarta-feira, dia 21, abriu uma cratera que engoliu um carro e fez uma vítima fatal, Cláudia Nayara Melo, de 24 anos (relembre clicando AQUI).

Uma das primeiras missões do Comitê Extraordinário é apresentar relatórios dos estragos causados pelas chuvas no Município, além de levantamentos de obras emergenciais a serem realizadas; pessoal a ser utilizado; prioridades e projetos que possam resolver de forma permanente estes problemas, que segundo a Prefeitura, são antigos e atormentam a população há vários anos. 

“Temos relatados estragos de toda ordem, e precisamos agilizar. O Comitê vai nos apresentar estes dados e podemos partir para o Decreto (de emergência) para agilizar contratações que possam iniciar o mais rápido possível estas obras, com prioridade à rua Antônio Paulo de Miranda, adjacências e demais ruas que sofreram em suas infraestruturas com as fortes chuvas dos últimos dias. Nosso Planejamento vai nos entregar projetos e custos para buscarmos os recursos, com o estado, União e recursos próprios”.

TRAGÉDIA EM GARANHUNS – Ainda no material distribuído a Imprensa sobre a criação do Comitê Extraordinário de Infraestrutura das Chuvas, o Governo de Garanhuns voltou a comentar a tragédia que resultou na morte de Cláudia Nayara Melo e de vários estragos materiais.


“Segundo moradores da localidade, o problema é antigo, o sistema de esgotamento não comporta a quantidade das águas e vive em constante reparos. Desta vez, a tubulação antiga não suportou as fortes chuvas, cedeu e criou a cratera. A Prefeitura já realizava outra obra em outro ponto da rua, aguardava somente o tempo segurar para repor o calçamento com concretagem. Os dois buracos não têm relações”, pontuou a assessoria.