segunda-feira, 19 de abril de 2021

Pessoas com Comorbidades devem ser as Próximas a se Vacinar contra COVID-19 em Pernambuco

Após a vacinação contra COVID-19 do público a partir de 60 anos, Pernambuco deve imunizar as pessoas que têm comorbidades (existência de uma ou mais doenças simultaneamente), que fazem parte do grupo que convive com problemas de saúde capazes de favorecer o agravamento da infecção pelo Novo Coronavírus. 

Essa população faz parte da terceira fase da mobilização no Estado, que ainda não tem data para começar, pois a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) aguarda o envio de mais doses, pelo Ministério da Saúde, para definir localmente os próximos passos.

Segundo o plano de imunização contra COVID-19, o grupo das comorbidades é o segundo maior, no Estado, a ser contemplado com as doses contra a doença, atrás apenas da população da segunda fase, formada por 1.252.642 de pessoas a partir dos 60 anos. A estimativa é que, na próxima etapa, as das comorbidades, 615.733 indivíduos recebam as aplicações de vacina.

 

COMORBIDADES PRIORITÁRIAS NA VACINAÇÃO - Asma, obesidade, hipertensão e diabetes aparecem entre condições do grupo das comorbidades. Mas há especificidades entre esse público de prioridades. Só receberão a vacina contra a COVID-19, no momento da terceira fase, as pessoas que estão inseridas em situações particulares.


"No caso da asma, estão aptos para a vacinação os pacientes graves, que são aqueles que fazem uso recorrente de corticoides sistêmicos ou que tiveram internação prévia por crise asmática", explica, em nota, a SES. Também estão incluídas, na terceira fase do plano de imunização, pessoas com obesidade mórbida — ou seja, com índice de massa corpórea (IMC) igual ou maior do que 40. 

Já no grupo de pessoas com hipertensão, são elegíveis os quadros mais graves: hipertensão arterial resistente, em estágio 3 ou nos estágios 1 e 2 com lesão órgão-alvo ou doença associada. "Vale reforçar que, em todos os casos (de comorbidades), os indivíduos precisarão comprovar o quadro de saúde. Estamos estudando a melhor forma disso ser feito, a m de que se possa especificar o motivo da indicação para que seja feita a imunização", explica a superintendente de Imunizações da SES, Ana Catarina de Melo. (Com informações do JC Online. CONFIRA)