terça-feira, 20 de abril de 2021

SAÚDE, ASSISTÊNCIA E OPORTUNIDADES: Sivaldo sanciona Leis em Favor das Mulheres de Garanhuns

O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) sancionou duas Leis Municipais que em execução garantirão novos serviços de saúde, mais assistência e oportunidades para as Mulheres de Garanhuns.  

Através da Lei nº 4.759 foi instituída a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário em Garanhuns. A Ação foi proposta pela vereadora Darliane Rodrigues (Cidadania), na Câmara Municipal, e prevê a oferta de exames para diagnóstico e tratamento do Câncer de Ovário em todas as unidades da rede pública de saúde do Município. A meta é investigar precocemente a doença, assim como garantir a assistência da pessoa acometida, por meio de equipe multidisciplinar, buscando proporcionar o amparo médico, psicológico e social.

Além disso, a Lei publicada no Diário Oficial dos Municípios de ontem, dia 19, garante a realização de debates e campanhas de esclarecimento da população feminina sobre o Câncer de Ovário, principalmente sobre os sintomas e as formas de tratamento. “A instituição dessa Lei será importante pois garantirá orientações quanto aos possíveis riscos e efeitos colaterais do uso de medicamentos no tratamento do câncer de ovário, bem como um tratamento humanizado, respeitoso e adequado a paciente, garantindo sua dignidade e confidencialidade”, ressaltou a Vereadora Darliane Rodrigues.

PROGRAMA FLORESCER – Já a partir de uma proposição apresentada pela vereadora Fany das Manas (PT), que exerce, juntamente com Marília Ferro e Fernanda Limão, uma mandata coletiva na Câmara de Garanhuns, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) sancionou a Lei nº 4.758/2021, criando o Programa Florescer, que é voltado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar aqui em Garanhuns.

De acordo com a Lei, o Programa fortalecerá às ações voltadas à promoção da autonomia financeira das mulheres em situação de violência, promovendo medidas de qualificação profissional; de geração de emprego e renda e de inserção no mercado de trabalho.


“O Programa Florescer será operacionalizado pela Secretaria da Mulher e por um Conselho formado por membros da Guarda Municipal; do Ministério Público; do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); pela Defensoria Pública Estadual e pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Garanhuns”, esclarece a vereadora Fany das Manas. De acordo com a Lei Municipal, o Regimento Interno do Conselho será elaborado num prazo de 180 dias. (Com informações e imagens da ASCOM/Câmara Garanhuns)