terça-feira, 20 de abril de 2021

GARANHUNS: Educação Municipal contará com Ensino de Libras

A Prefeitura de Garanhuns vai passar a ofertar o ensino de Libras nas Escolas Municipais. É que com a contratação do professor Felipe Pires, especializado nessa modalidade de Ensino e que foi selecionado em recente Processo Simplificado, será possível atender às crianças surdas da Rede.

De acordo com a Secretaria de Educação, a partir de avaliação e diálogo que serão realizados pelo Professor, junto as Escolas, será montado um cronograma que atenda inicialmente aos 22 alunos da Rede que precisam dessa forma de ensino. “A Educação é prioridade e ações como esta, que fomentam a inclusão dentro das nossas Escolas é mais uma comprovação do olhar desta Gestão para as minorias”, registrou a Assessoria em material distribuído à Imprensa.

SITUAÇÃO ESTRUTURAL DAS ESCOLAS – As recentes chuvas caídas aqui em Garanhuns trouxeram à tona um antigo problema: a deficiência nas condições estruturais dos prédios das Escolas Municipais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, após levantamento realizado pelo engenheiro Artur Toté, ligado à Pasta, foram constatadas deficiências em praticamente todos os prédios. Segundo a Prefeitura, as Escolas Monsenhor Callou e Gabriela Mistral, apresentam os maiores problemas. “A primeira já houve desabamento parcial e a segunda encontra-se na iminência de desabamento, inclusive escoradas com troncos de madeira em toda copa, sala de aula e no depósito das merendas, entre outras enormes rachaduras”, pontua a Assessoria.

Ainda segundo a Educação Municipal, nas demais Escolas a realidade é semelhante: “instalações elétricas expostas e inadequadas (alto risco de incêndio); muros caindo; piso de salas de aulas afundando; forros de PVC e gessos das salas caindo”, que culminam “na total falta de segurança em termos de infraestrutura para o retorno presencial do professores e estudantes às escolas”, constata a Secretaria de Educação.

SOLUÇÃO - Buscando sanar as deficiências, o Governo Municipal trabalha para realizar processos licitatórios buscando garantir a aquisição de materiais e a contratação de empresas para viabilizar os reparos necessários. “O Prefeito Sivaldo Albino e a secretária de Educação, Wilza Vitorino vêm traçando estratégias para realocar os estudantes dessas Escolas que não estão aptas a receber os estudantes, para outras unidades escolares, a exemplo da Escola Letácio Brito; da AESGA e da UPE, as quais disponibilizam salas para atender provisoriamente aos professores e estudantes”, finalizou a Assessoria. (Com informações de Mayara Carrilho e imagens de Thomas Ravelly /SECOM/PMG)