quarta-feira, 28 de abril de 2021

IMUNIZAÇÃO: Governo define Procedimentos para Vacinação de Pessoas com Comorbidades. Confira a Lista das Doenças para ter Prioridade na Vacina da COVID-19

As pessoas com comorbidades serão as próximas a serem vacinadas em Pernambuco, com previsão de início no mês de maio. Uma nota técnica disponibilizada pelo Programa Estadual de Imunização para Gestores Municipais e serviços de saúde nessa terça-feira, dia 27, revelou as comorbidades incluídas no grupo, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e pactuação da Secretaria Estadual de Saúde junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Para receber a vacina, entretanto, é preciso que haja comprovação da doença preexistente por um profissional de saúde. O Governo Estadual disponibilizou um formulário padrão para ser preenchido pelo profissional de saúde, comprovando a comorbidade. Apenas a pessoa com síndrome de Down não precisa do documento, e a informação poderá ser autorreferida. 

O início da vacinação do novo grupo prioritário depende da disponibilização de doses por parte do Ministério da Saúde. De acordo com a nota técnica do Programa Estadual de Imunização, a imunização deste grupo será feita em duas etapas. Confira a lista de comorbidades e as etapas do processo de imunização clicando AQUI. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


>>> CONHEÇA O RESIDENCIAL RIVIERA - Para você que quer morar bem pertinho do Centro de Garanhuns. 

São lançamentos com 88 metros quadrados de puro conforto para a sua família. Os apartamentos têm 3 quartos, sendo um suíte; Hall; Closet; WC Social; Sala para 2 Ambientes; Cozinha; Área de Serviço; Varanda e duas Vagas de Garagem. 

QUER SABER MAIS. LIGA PARA A MANO IMÓVEIS:  

(87) 3764-1088 ou (87) 99926-0223 (WhatsApp).


COMORBIDADES PARA TER PRIORIDADE NA VACINA DA COVID-19 

- Diabetes mellitus;

- Pneumopatias crônicas graves;

- Hipertensão arterial resistente (nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade);

- Insuficiência cardíaca (ic);

- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

- Cardiopatia hipertensiva;

- Síndromes coronarianas;

- Valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias;

- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

- Arritmias cardíacas;

- Cardiopatias congênita no adulto;

- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

- Doença cerebrovascular;

- Doença renal crônica;

- Imunossuprimidos;

- Anemia falciforme;

- Obesidade mórbida;

- Síndrome de Down; e

- Cirrose hepática. 

De acordo com a nota técnica do Programa Estadual de Imunização, a imunização deste grupo será feita em duas etapas. Na primeira fase, serão priorizadas: 

Pessoas entre 18 e 59 anos com as seguintes comorbidades:  

1. Doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)

2. Obesidade mórbida

3. Pessoas com síndrome de Down

4. Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou medula óssea

5. Pessoas vivendo com HIV.

Imunossuprimidos (indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas). 

Pessoas de 55 a 59 anos com qualquer uma das comorbidades da lista principal 

Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade. 

Na segunda etapa do grupo prioritário, estão incluídas: Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, independentemente de condições preexistentes, levando em consideração as seguintes faixas etárias: 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.