Mesmo após uma discreta melhora
na taxa de ocupação dos leitos da COVID-19 registrados entre as últimas sexta e
segundas-feiras, dias 4 e 7, em que houveram reduções de 15 e 48%, respectivamente,
nos leitos de UTI e de Enfermaria, a situação referente a disponibilidade de
leitos para tratamento de pessoas com COVID-19 aqui em Garanhuns segue
preocupante.
Na noite de ontem, dia 8, apenas um leito de UTI (na Unidade de Tratamento COVID-19), dentre os 40 disponíveis no Município estava vago. Os demais estavam preenchidos com pacientes de Garanhuns (14 leitos); São Bento do Una (3 leitos); Bom Conselho (3 leitos); Alagoinha (3 leitos); Caruaru (2 leitos); Belo Jardim (2 leitos); Jupi (2 leitos); Itaíba (2 leitos) e um paciente de Toritama, Angelim, Sertânia, Taquaritinga, Brejão, Saloá, Lagoa do Ouro e São João.
Já dos leitos de Enfermaria, voltados para casos leves e que não precisam de ventilação mecânica (respirador), que totalizam 58 vagas, apenas 6 leitos estavam vagos na noite de ontem, dia 8, sendo seis na Unidade de Tratamento COVID-19 e dois no Hospital Regional Dom Moura (um voltado para adultos e outro do setor pediátrico).
NOVOS LEITOS DE UTI NO DOM MOURA - Diante deste quadro, a Secretaria Estadual de Saúde trabalha para colocar em funcionamento dez novos leitos de UTI no Hospital Regional Dom Moura. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio, a estrutura já estaria pronta, restando apenas a apresentação dos profissionais, que foram convocados do Concurso Público e da Seleção Simplificada, realizados pelo Governo do Estado. A expectativa é que os leitos comecem a funcionar até o próximo domingo, dia 13.
Com a implantação dos novos leitos, Garanhuns passará a contar com 50 leitos de UTI e com 58 leitos de enfermaria, sendo desses, 10 de UTI e 40 de enfermaria exclusivos para os cidadãos de Garanhuns, todavia, como acontece atualmente, os garanhuenses também são atendidos nos leitos regulados pela Secretaria Estadual de Saúde.
NÚMEROS DA COVID-19 EM
GARANHUNS - De acordo com informações do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, Garanhuns já contabiliza 226 óbitos por COVID-19. Já segundo o Boletim
COVID-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Município já confirmou
12.433 casos positivos da COVID-19. Deste total, 9.529 pessoas estão
recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar
mais sintomas (76,64%); e 582 pessoas que foram confirmadas com a doença estão
em monitoramento.