quinta-feira, 1 de julho de 2021

Câmara aprova Projetos tornando Igrejas e Academias como Atividades Essenciais em Garanhuns

A Câmara de Garanhuns aprovou dois Projetos de Lei, em primeira votação, que caso sejam sancionados pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), vão possibilitar o funcionamento regular de Academias de Musculação e de Templos Religiosos também durante as medidas mais restritivas contra a COVID-19.    

O Projeto de Lei (PL) nº 024/2021, de autoria do vereador Luizinho Roldão (PSB) reconhece a prática da atividade física e dos exercícios físicos em estabelecimentos prestadores de serviço (Academias), bem como em espaços públicos (Parques e Praças), como essenciais para a população de Garanhuns. 

Na prática, o PL apresentado por Roldão e aprovado por maioria na Câmara, visa garantir que as Academias e Parques que possuem academias de musculação, ginástica ou espaços para atividades físicas possam funcionar, desde que se fundamentem nas normas sanitárias ou de segurança pública, também durante o período de maiores restrições por conta da Pandemia da COVID-19. Profissionais de Educação Física e empresários do segmento de Academias prestigiaram a discussão do PL nº 024/2021.

Já o Projeto de Lei nº 022/2021, apresentado pelo vereador Thiago Paes (DEM) e aprovado por maioria na Casa Raimundo de Moraes, busca reconhecer as atividades de Igrejas, Templos e congêneres onde se realizam qualquer tipo de culto ou cerimônia religiosa aqui em Garanhuns como atividades essenciais. Com o PL, Thiago Paes busca manter os templos religiosos abertos mesmo durante as medidas mais restritivas impostas pelos Governos para evitar a proliferação do Novo Coronavírus.

“Em situações de estado de calamidade, de emergência e correlatos,  decretados pelo Poder Executivo Municipal, fica vedada (proibida) a determinação do fechamento total destes locais sendo possível, regulação de sua capacidade de ocupação, consoante as necessidades e protocolos sanitários exigidos pelas condições transitórias”, registra trecho do Projeto de Lei apresentado por Paes, que também prevê na concessão de “prazo apto”, para que as Igrejas Templos e congêneres se adequem as normas de “limitação de capacidade”.

Após aprovados na Câmara de Garanhuns, os Projetos seguem para apreciação do Prefeito Sivaldo Albino, que pode sancioná-los, tornando Leis; vetar totalmente ou rejeitar apenas trechos das normativas. Em caso de vetos, as matérias voltam para discussão no Poder Legislativo Municipal.   

>>> OPORTUNIDADE DE ALUGUEL⠀ 

Apartamento localizado no centro de Garanhuns com 68m², suíte, área de serviço, condomínio com água inclusa e muito mais.

Ficou interessado? Chama a Mano Imóveis no ZAP e agende já sua visita: (87) 99926-0223.